Assembleia Científica da Sociedade de Cirurgia Torácica prossegue até sábado (09) na UCPel

Prossegue neste sábado (09), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Assembleia Científica da Sociedade de Cirurgia Torácica do Rio Grande do Sul (SOCITORS). A abertura do evento ocorreu nesta sexta-feira (08) e contou com a presença do reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, do Presidente da SOCITORS, médico Cristiano Feijó Andrade, do chefe do serviço de cirurgia torácica da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, médico Nilton Haertel Gomes e do cirurgião torácico da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, médico Bruno Moraes Gomes. 
Em sua fala no momento de abertura, o reitor da UCPel, que também é cirurgião torácico, comentou sobre a luta da Universidade para alavancar o desenvolvimento regional. Bachettini também mencionou o trabalho desempenhado pela Católica em prol da saúde destacando que no ano de 2015 mais de 120 mil pessoas contaram com a UCPel para obter atendimento. 
Já o presidente da SOCITORS lembrou que a primeira atividade dos associados da entidade ocorreu na UCPel e que esse encontro continua a reunir todos os cirurgiões torácicos do estado. O médico coordenador da primeira mesa de debates, Nelson Rosenberg, em sua fala mostrou satisfação por retornar à UCPel, local em que deu os primeiros passos na área. 
A Assembleia prossegue neste sábado e terá inicio às 8h, com o tema Oncologia Torácica. A temática contará com a participação do diretor do Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer da Santa Casa de Porto Alegre e professor de cirurgia torácica da Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), médico José de Jesus Peixoto Camargo. Logo após, o tema Enfisema Pulmonar, seguido pelo assunto Transplante Pulmonar, serão abordados. 
Confira abaixo a programação completa do evento que ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera. 
 
Dia 09, sábado
8h – 8h30min – Oncologia Torácica
Sessão Interativa de Casos Clínicos: 
– Dr. José de Jesus Peixoto Camargo – Diretor do Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer da Santa Casa de POA; Professor de cirurgia torácica da UFCSPA.
– Dr. Márcio Costa
– Dra. Silvia Saueressig
– Dr. Gustavo Zerwes – Chefe do serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas 
8h30min – 10h – Painel Enfisema Pulmonar 
Coordenador: Dr. José de Jesus Peixoto Camargo – Diretor do Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer da Santa Casa de POA; Professor de cirurgia torácica da UFCSPA
8h30min – 8h45min – Avaliação Radiológica – Dr. Décio Renck 
8h45min – 9h – Avaliação funcional/manejo clínico – Dra. Silvia Macedo – Pneumologista e professora da UFPel
9h – 9h15min – Enfisema bolhoso – opções cirúrgicas – Dr. Jayme Oliveira Rios – Cirurgião do Hospital São Lucas da PUC – RS; Professor de cirurgia torácica da PUC-RS
9h15min – 9h30min – Tratamento endoscópico do enfisema pulmonar – Dr. Hugo G. Oliveira 
9h30min – 9h45min – Cirurgia redutora de volume pulmonar – Dr. José de Jesus Peixoto Camargo – Diretor do Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer da Santa Casa de POA; Professor de cirurgia torácica da UFCSPA.
9h45min – 10h – Seleção de pacientes receptores para transplante pulmonar – Dra. Fabíola Adélia Perin – Cirurgiã Torácica do Complexo Hospitalar da Santa Casa de POA; Cirurgião da Equipe de Transplantes Pulmonares. 
10h – 10h15min – ECMO – Dr. Maurício Guid Saueressig – Cirurgião Torácico do HCPA; Professor de Cirurgia Torácica da UFRGS.
10h15min – 10h30min – Transplante de pulmão – Dr. Spencer Marcantonio – Cirurgião Torácico do Complexo Hospitalar da Santa Casa de POA; Cirurgião da Equipe de Transplantes Pulmonares e ECMO.
10h30min – 10h50min – Discussão 
11h – Assembleia da COOPETORAX 
(somente para cirurgiões torácicos)

foto da notícia