Professora da UCPel participa de congresso internacional de Medicina

A professora do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Letícia Schwerz Weinert, é uma das duas únicas docentes do Brasil convidadas a palestrar no evento Excellence in Medical Education (Excemed – Excelência na Educação de Medicina, em tradução livre), organização global com o objetivo de promoção à vida através da educação médica. Neste ano, São Paulo receberá nos dias 22 e 23 de julho a programação, que ocorre no mundo inteiro. 
A conferência terá como tema principal diabetes e hipertensão, considerados dois dos maiores desafios de saúde global no século 21. A pressão arterial elevada, por exemplo, é o maior fator de risco para a morte prematura no mundo todo. Já segundo a Federação Internacional do Diabetes, 415 milhões de pessoas foram afetadas pela doença em 2015. 
A professora da UCPel ministrará duas palestras: “Medicamentos para a prevenção de diabetes tipo 2: Qual é melhor?” e “Diabetes na gestação: Quando e como deve ser implementada a intervenção farmacológica?”. Para ela, é um orgulho representar a UCPel em uma atividade dessa dimensão. “É uma grande responsabilidade. O evento envolve palestrantes de todo o mundo na área do conhecimento cardiometabólico. Ser escolhida como a representante brasileira na área da endocrinologia me faz acreditar que meu empenho no ensino, na pesquisa e na assistência médica foram reconhecidos internacionalmente”, comemora.
A Excemed é compota por debates e palestras e tem o inglês como língua oficial. Segundo a organização, a atividade tem como público-alvo clínicos gerais, cardiologistas, endocrinologistas, internistas e os demais profissionais da saúde. No cronograma ainda estão escalados para ministrar palestras professores da Itália, Colômbia, Reino Unido, Argentina, Holanda, entre outros países. 
Currículo
Letícia Weinert é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Completou residência médica em medicina interna e endocrinologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É doutora em endocrinologia, também pela UFRGS. É professora assistente e chefe do Núcleo de Clinica Médica da UCPel, além de ser preceptora da Residência Médica no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), chefe do Núcleo de Clínica Médica e médica consultora em Endocrinologia. É também pesquisadora na área do diabetes gestacional, diabetes mellitus e vitamina D. 

foto da notícia