Professor da UCPel participa de evento sobre a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina

Acadêmicos dos cursos de Medicina, ingressantes a partir do ano de 2015, têm agora a obrigatoriedade de participar da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Maurício Moraes, participou no dia 13 de setembro de um encontro no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, para conhecer detalhes sobre a avaliação marcada para ocorrer no dia 9 de novembro em todo o Brasil. 
De acordo com o professor da Católica, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, apresentou tópicos como implantação do sistema, processo de inscrições e estruturação da prova. Previsto na lei nº 12.871/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, a Anasem prevê a realização de provas sistemáticas para avaliação de alunos e cursos, programadas para ocorrer durante o segundo, quarto e sexto ano. Inicialmente, participarão estudantes do segundo ano. 
Uma das modificações da avaliação em relação à primeira proposta, instituída em 1º abril pelo Ministério da Educação, é a que determina a responsabilidade pela inscrição da prova pelas instituições de ensino superior. A estimativa de Moraes é que entre 75 e 90 acadêmicos deverão prestar a prova na UCPel. “Essa margem se dá devido à necessidade de avaliação de casos pontuais, como transferências, situações de trancamento e mobilidade acadêmica”, explicou. 
Integrantes do Diretório Acadêmico (DA) Moacir Jardim, professores e acadêmicos do segundo ano já estão cientes sobre a obrigatoriedade da realização do teste, que condiciona à entrega do diploma a participação nas três provas. “A partir de agora vamos nos mobilizar para aprofundar o assunto entre os participantes”, planeja. A prova será composta por 60 questões de múltipla escolha e três itens discursivos. As inscrições devem ser realizadas pelas instituições desta quinta-feira (15) a 20 de setembro, no portal do Inep. 
Sobre a avaliação
A Anasem busca avaliar a incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à prática médica pelos graduandos durante o processo formativo. O objetivo do exame é realizar o monitoramento progressivo da qualidade do ensino de Medicina a partir de novembro deste ano. A prova será aplicada pelo Inep.

foto da notícia