Sistema UpToDate utilizado pela UCPel recebe atualização

Uma ferramenta virtual que proporciona um fluxo de informações qualificadas para médicos, acadêmicos e profissionais da saúde. Essa é a principal finalidade do programa UpToDate, utilizado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desde 2009, e que agora passa a contar com novas funcionalidades. Com a atualização lançada no dia 30 de julho, o usuário pode fazer um cadastro para uso pessoal, permitindo que o aplicativo seja usado em até dois dispositivos móveis. Além disso, a plataforma poderá ser acessada em qualquer lugar fora das instituições cadastradas – UCPel e Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).
A UpToDate é uma plataforma de apoio a decisões clínicas baseadas em evidências médicas, que está em constante evolução. O programa que começou cobrindo apenas uma especialidade médica (Nefrologia), em 1992, conta hoje com 25 especialidades, sendo Anestesiologia a mais recente a ser incluída. Para o gerente de contas da empresa Wolters Kluwer Health, Fabiano Mallmann, uma das proprietárias do programa, a meta da UpToDate é que seja possível responder pelo menos 90% das dúvidas que os usuários possuem sobre as especialidades cobertas.
Mallmann explica também que através do programa, os acadêmicos de Medicina da UCPel ganham acesso às recomendações feitas pelas maiores autoridades mundiais nas respectivas especialidades, bem como o embasamento que os levou a tomar aquela decisão. “Se um estudante encontrar um determinado estudo na internet, terá que avaliar a qualidade deste produto e pesquisar por outros estudos que colaborem ou contradigam. Terá então, que avaliar todos os demais estudos, suas qualidades e relevâncias para então decidir como agir. No caso da UpToDate, toda essa análise já foi feita pelos nossos autores e editores”, ressalta. 
Ainda como diferencial do programa, Mallmann destaca que os usuários recebem recomendações dos autores baseadas em análises e recomendações que passam por um rigoroso processo editorial para garantir a transparência e independência das informações apresentadas. “A UpToDate permite acesso ao conhecimento de forma rápida, precisa e confiável, além de ser totalmente referenciado quanto às evidências médicas que confirmam as recomendações apresentadas”, conclui Fabiano. 
O aplicativo está disponível para Android e iOS, podendo também ser acessado em computadores pessoais. 
Redação: Alisson Lopes

foto da notícia