XVIII Congresso de Medicina prossegue na UCPel até sexta-feira (20)

A palestra Urgência e Emergência em Situações Extremas, proferida pela médica atuante na organização internacional Médicos Sem Fronteiras, Maria Fernanda Detanico, abriu a 18ª edição do Congresso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento prossegue até sexta-feira (20) com palestras, mostras de trabalhos científicos e minicursos alinhados para a atualização de conceitos e práticas do atendimento médico na urgência e emergência.  
Detanico apresentou aos acadêmicos e profissionais participantes do Congresso a forma de trabalho da organização Médicos Sem Fronteiras. De acordo com a palestrante, para atuar na emergência o profissional precisa ter jogo de cintura, e isso só acontece através de muito conhecimento. A convidada ainda comentou que foi a segunda vez que visitou a UCPel. “É muito legal ver um congresso montado exclusivamente por acadêmicos, voltado para estudantes e que ainda estimula a pesquisa”, comentou.    
O presidente do Congresso, acadêmico Hudson Roberto da Silva, agradeceu o apoio da comissão organizadora do evento. “Espero que o evento ajude a engrandecer o conhecimento científico e a experiência pessoal dos participantes”, disse. A coordenadora geral do evento, professora Vera Levien, ressaltou que a programação do encontro pretende aumentar o conhecimento da urgência e emergência, momento crucial para a garantia da sobrevivência do paciente. 
 
A coordenadora do curso de Medicina, professora Regina da Silveira, agradeceu a dedicação da comissão organizadora para manter a qualidade do evento. A pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti, aproveitou a oportunidade para agradecer ao empenho de docentes e discentes do curso de Medicina na recente visita do Ministério da Educação (MEC), que avaliou o curso com a nota 4. “A nova nota mostra que somos fortes e importantes para a região. 60% do atendimento de saúde da região é feito por nós”, comentou. 
 
Nesta terça-feira (17), a urgência e emergência em grandes queimados, acidentes com animais peçonhentos e urgência e emergência em otorrino serão os temas abordados. A palestras começam a partir das 19h no Auditório Dom Antônio Zattera. A programação completa do evento está disponível no site http://medicina.ucpel.edu.br/congresso/2017.
Redação: Rita Wicth – MTB 14101 
 

foto da notícia