Docente da UCPel aprova trabalho em Congresso Europeu

A docente da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), Laura Nogueira Zambrano, apresentará trabalho no Congresso da Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN). De 1° a 04 de setembro, o evento ocorrerá em Madrid, na Espanha.
Na ocasião, a professora irá expor, em formato pôster, a pesquisa de mestrado intitulada “Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente e Tomografia Computadorizada no acesso a desnutrição e sarcopenia em pacientes cirróticos”. Através do trabalho, Laura avaliou a questão nutricional e da massa muscular de pacientes com cirrose hepática no Ambulatório de Gastroenterologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Segundo Zambrano, a maioria dos cirróticos apresentou risco nutricional e 30% de baixa massa muscular. Essas alterações implicam em piora da qualidade de vida. “O acompanhamento nutricional com medidas para o ganho de massa muscular proporciona diminuição da mortalidade e aumento da qualidade de vida dos pacientes”, explica.
O estudo objetivou utilizar a ciência para o ensino baseado em evidência aos alunos e melhora de vida dos pacientes, conforme avalia a docente. “Levar para um Congresso Europeu uma pesquisa realizada em cidades do Sul do Brasil é um importante degrau alcançado em excelência acadêmica”, finaliza.
Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia