Sobre o Curso

O Médico é o profissional que cuida da Saúde das pessoas. Isto é muito mais do que tratar doenças, pois saúde implica em bem-estar físico, mental e social. Reconhecer o paciente como um todo, ter empatia e compaixão, ser ético e humano, são valores que farão a diferença no perfil do profissional, além dos indiscutíveis conhecimentos, habilidades e competências que deve estar apto a levar em toda a sua trajetória.

O aluno da Medicina da UCPel tem um grande diferencial. Desde o início do curso está inserido na comunidade, conhecendo e atuando nos serviços de saúde prestados nas áreas de atuação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Universidade. Nestas UBS estão inseridos acadêmicos e professores de todos os cursos da área da saúde da Universidade, além de outros, como Serviço Social e Direito, que auxiliam nas necessidades do território. Esta forma de trabalho multidisciplinar lhe proporciona uma visão abrangente e integral das necessidades em saúde da comunidade e lhe permite estar inserido nas políticas e no atendimento destas necessidades. Outro cenário de atuação acadêmica são os CAPS, que são locais de reabilitação para pessoas que apresentam transtornos mentais, buscando a sua integração social e familiar. A UCPel atua no CAPS Escola e no CAPSI (Infantojuvenil). Os demais cenários de aprendizado do curso de Medicina se dão nos laboratórios (Histologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Anatomia, Patologia Microscópica e Macroscópica, Embriologia e Habilidades e Simulação), assim como em Hospital de Ensino próprio, reconhecido pelo MEC como tal, que é o Hospital Universitário São Francisco de Paula e também no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, onde ocorrem os atendimentos ambulatoriais. Todos os locais onde são atendidos os pacientes, estão vinculados e prestam serviço ao SUS.

Possíveis áreas de atuação:

Existe uma grande diversidade nas áreas de atuação médica. O médico pode optar por ser pesquisador, dedicando-se à área científica ou tecnológica; pode atuar em Medicina de Família e tratar dos problemas referentes às comunidades; pode escolher trabalhar em alguma das diversas áreas clínicas ou cirúrgicas, que podem ser exemplificadas como Cardiologia, Pediatria, Geriatria, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, etc. Por fim, pode optar por ser docente e seguir a carreira de professor.Enfim, a gama de possibilidades e diversidade é enorme.

Titulação: Médico

Duração do Curso: 6 anos

Carga Horária: 7914 horas

Turno de Funcionamento: Integral

Qual o horário de atendimento do Coordenador do Curso?
Acesse o link: Horários de atendimento do coordenador


Data Criação: Resolução CONSUN/UCPel, Ata n° 5 de 15/12/1962, publicado em 15/12/1962, Parecer n° 372/1962 CEF de 17/12/1962
Reconhecimento do MEC: Decreto Federal n° 62.183, 29/01/1968, DOU 01/02/68.
Nota no Enade: 3
Conceito no MEC: 4