Ícone do site Medicina

A Importância da Atlética de Medicina Para Alunos

Se você é aluno de medicina provavelmente já ouviu falar sobre as equipes formadas para a prática de esportes. Mas afinal. você sabe qual a importância da Atlética na formação acadêmica? Mas se não sabe, fique tranquilo que esse post vai te ajudar. Partiu?? 🏃‍♀️🏃

Atlética de Medicina da UCPel participou do Intermed 2022. (Foto: Reprodução/Victória Hallal)

O Que é a Atlética da Faculdade?

Certamente você vai achar que falar isso é coisa de vó, mas vamos “começar do começo”. Se você está viajando pelas palavras sem entender nada sobre papo de atlética, relaxa que vamos te situar. 🤩

Em resumo, uma atlética universitária nada mais é do que uma associação de alunos ligada a prática de esportes, promoção de festas e eventos, além de ações solidárias de retorno à comunidade.

Assim, para aqueles que muitas vezes se sentem “excluídos do grupinho” ou deslocado na turma, participar de uma atlética pode ser uma opção de integração. Além de interagir com os colegas, ao participar das atividades você tem a oportunidade de criar um networking – os famosos contatos – que podem ser benéficos para seu futuro profissional.

AAMUCPEL

Já que estamos falando de atléticas, você sabia que a Católica de Pelotas possui uma Associação Atlética do curso de Medicina? Isso mesmo!

Tendo como um mascote o cervo, a AAMUCPEL já participou de vários campeonatos e realizou diversas ações. Mas isso você confere mais abaixo nesse post.

Esportes Praticados na Atlética de Medicina da UCPel

A AAMUCPEL também possui times femininos. (Foto: Reprodução/Internet)

Com toda certeza não poderia faltar a prática esportiva em uma associação atlética. Entre as atividades oferecidas aos participantes da AAMUCPEL estão treinos de futebol, vôlei de quadra e de areia, basquete, fut7, atletismo e treinos físicos.

Aliás, não para por aí! Em breve a Atlética da UCPel vai contar também com jiu-jítsu, judô e natação. 🤩👏👏

Qual a Importância da Atlética na Vida dos Acadêmicos?

Stefanie com a bandeira da Atlética de Medicina da UCPel no Intermed 2022

Certamente, se você clicou nesse post, é porque está buscando respostas para sua dúvida sobre a relevância que uma atlética durante a graduação. Mas para nos explicar melhor sobre isso, convocamos a presidente da Associação Atlética de Medicina da UCPel, Stefanie Andrade.

“Sabemos como o curso de Medicina pode ser por vezes, exaustivo e desgastante, por isso prezamos por bem estar mental, a saúde física, a construção de senso coletivo, o núcleo de amizades, o desenvolvimento de autoconfiança e a liderança e a superação de desafios aos acadêmicos, a fim de melhor acolhê-los durante sua graduação. Além disso, é uma válvula de escape diante as dificuldades do curso”, conta.

Aliás, você já sabe qual especialização da Medicina é a sua cara? Responda nosso quiz e descubra!

Quem Pode Participar da Atlética da UCPel?

Sem dúvida, após dessa super explicação você já está fazendo planos para ingressar na AAMUCPEL. Fique atento aos requisitos:

Assim sendo, se você se encaixa em um desses requisitos, está apto a participar. ✅

Se acaso você ficou interessado, na Atlética da UCPel há duas maneiras de se tornar membro. Uma delas é através de uma associação semestral ou anual e a outra, é fazendo parte da Diretoria. No entanto, neste caso, a equipe é escolhida por meio de entrevistas e votação.

Competições Acadêmicas

Inegavelmente, são diversos os eventos esportivos que a Atlética da UCPel deixa sua marca registrada. Mas só para ilustrar, essas são algumas das competições:

Além disso, há os campeonatos próprios promovidos pela AAMUCPEL como a Supercopa.

Aliás, a galera é super boa! São diversos os troféus que estão expostos em um espaço especial junto a sede da AAMUCPEL, dentro do Campus I da Católica de Pelotas. Por consequência, a equipe integra a elite dos jogos universitários.

O Que é o Intermed?

Uma das competições mais conhecidas entre participantes de atlética é o Intermed. Para quem não sabe o que é, a Stefanie nos explica melhor.

“É um evento esportivo entre as atléticas de medicina do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que ocorre anualmente e tem duração de 4 dias. Em 2022, nossos atletas trouxeram para casa 1 ouro e 2 bronzes nos Individuais e 1 prata e 1 bronze nas modalidades coletivas”, conta.

Assim, os esportes são divididos de duas formas:

Individuais:

Coletivos:

Além disso, tem ainda a competição e apresentação de Baterias e Cheerleaders.

Ações Sociais da Atlética de Medicina da UCPel

Mas como já foi mencionado neste post, além de competições esportivas, a AAMUCPEL também tem como objetivo a realização de atividades de promoção do bem coletivo. Assim sendo, recentemente, a Associação Atlética de Medicina da UCPel realizou a doação de R$ 1,5 mil ao Hospital Universitário São Francisco de Paula. Com o intuito de ser utilizado para o combate da pandemia de Covid-19, o recurso foi arrecadado através de uma ação virtual.

Coordenação da Atlética da Medicina UCPel

O mascote da Atlética da Medicina da UCPel é um cervo.

Conforme Stefanie, atualmente, a direção da AAMUCPEL conta com 32 participantes entre alunos de semestres iniciais até mesmo os de internato. Mas você sabe quais são os cargos que uma equipe de atletas possui? Eles podem variar de universidade para universidade, mas na Católica de Pelotas são as seguintes funções:

Mas você pode conhecer toda a galera que faz a Atlética da UCPel acontecer, basta acessar a página no Instagram da equipe.

Conclusão

Em resumo, neste artigo você conheceu um pouco mais sobre os benefícios que participar de uma atlética acadêmica podem trazer para sua graduação. Já que a partir de agora você já sabe tudo sobre a AAMUCPEL bora participar?

Sair da versão mobile