O Vestibular de Medicina Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será on-line. Antes de realizar prova no dia 19 de novembro de 2023, é muito importante que você confira o checklist do Vestibular que fizemos! Nele, vamos te explicar tudinho sobre o processo seletivo. Vamos lá!?

Este será o quarto ano consecutivo em que o Vestibular para o curso de Medicina da UCPel será realizado de forma remota, o que possibilita a participação de candidatos de várias partes do país. Para que o processo seletivo da maior Escola Médica do Rio Grande do Sul saia como esperado, uma série de cuidados são tomados pela UCPel.

O que você vai saber ao ler esse artigo?

  • Qual o formato da prova;
  • A importância do teste de compatibilidade entre o computador e a plataforma de prova;
  • O que NÃO SE PODE fazer durante a prova;
  • O que SE PODE fazer durante a prova;
  • Configurações do computador necessárias;
  • Divulgação e matrícula dos aprovados.

Formato da prova

Vamos começar pela parte mais importante: a temida prova. Serão 30 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Áreas como Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) serão avaliadas.

Área do ConhecimentoDisciplinasQuestões
PRLíngua Portuguesa, Literatura em Língua
Portuguesa e Redação
04
FMFísica e Matemática10
QBQuímica e Biologia10
ESEstudos Sociais – História, Geografia e Língua
Estrangeira
06

O ingresso dos candidatos na sala virtual deverá ser realizado das 8h15 até as 8h45, sendo o início da prova às 9h, com duração contínua de três horas. Atente-se, pois nesta edição não haverá intervalo entre as provas. É indicado que o candidato esteja conectado no mínimo 45 (quarenta e cinco) minutos antes da realização da prova, portando documento de identidade original com fotografia recente em bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações.

Teste de compatibilidade entre o seu computador e o programa da prova

Aqui você precisa prestar muita ATENÇÃO: é imprescindível a realização do teste de compatibilidade entre o seu computador e o programa da prova para evitar problemas de acesso ao ambiente virtual. Vai ser nessa oportunidade que você saberá se o seu computador possui as especificações necessárias. Ainda, você poderá conhecer antecipadamente o ambiente de prova. Confira as datas e horários disponíveis e após finalizar sua inscrição escolha a melhor data pelo site:

  • 6 de novembro (segunda-feira) – das 10h às 11h / das 15h às 16h / das 19h às 20h
  • 7 de novembro (terça-feira) – das 10h às 11h / das 16h às 17h
  • 8 de novembro (quarta-feira) – das 10h às 11h / das 15h às 16h / das 19h às 20h
  • 9 de novembro (quinta-feira) – das 10h às 11h / das 16h às 17h
  • 10 de novembro (sexta-feira) – das 10h às 11h / das 15h às 16h / das 19h às 20h

Além de ir para o processo seletivo tranquilamente sabendo que seu computar está configurado para a prova, todos os candidatos que fizerem o teste de compatibilidade terão reembolsados parte do valor da sua inscrição. No Manual do Candidato, você encontra as informações de como proceder para receber o cashback.

Monitoramento ao vivo

Para garantir a segurança do processo seletivo mais importante da UCPel, durante todo o período da prova, você será acompanhado por um software de inteligência artificial. Um fiscal remoto de prova humano também poderá acessar em tempo real a sua câmera, o microfone e a tela de prova. Você será monitorado e gravado pelo sistema.

Por isso, atenção: o candidato deve sempre manter o rosto visível diante da câmera, sob pena de eliminação do processo seletivo. Todas as imagens, sons e ruídos capturados serão salvos para avaliação de reconhecimento facial do inscrito, seu comportamento durante a prova e ocorrências sonoras. Do mesmo modo, será possível identificar o IP do computador e rastrear o comportamento do teclado e do mouse.

Também durante a realização da prova, o candidato não poderá sair da frente da câmera para ir ao banheiro, por exemplo. Nesse sentido, não poderá conversar ou ser interrompido por algum familiar. O candidato que abandonar a prova não poderá retornar para acessá-la novamente, sendo ela considerada finalizada. Você pode consultar o manual do candidato para ver mais informações.

Checklist vestibular: o que NÃO PODE

  • Usar relógio de qualquer espécie;
  • Ingerir alimentos durante a prova;
  • Usar estojos ou congênere;
  • Conversar com outras pessoas (a presença, detecção de imagem ou voz de outra pessoa implica em eliminação e desclassificação automática do candidato);
  • Utilizar óculos escuros, protetores auriculares, artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro e similares);
  • Portar lápis, canetas de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, revistas, impressos, anotações;
  • Usar dispositivos eletrônicos (calculadoras, máquina fotográfica, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, notebook, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, fones, relógios, alarmes de qualquer espécie ou quaisquer receptores ou emissores de dados e mensagens), mesmo que separados da bateria e/ou desligados);
  • Na ocorrência de algum sinal eletrônico (toque de celular e assemelhados, sinal de rádio frequência, alarmes de relógio e de carro) durante a realização da prova, o candidato será excluído do Processo Seletivo;
  • Poderá ser solicitado ao candidato manter o cabelo preso com as orelhas à mostra;
  • Uso de medicamentos durante a realização da prova sem autorização prévia da Coperps;
  • Ir ao banheiro durante a prova; pois saídas ou ausência da frente da câmera não serão permitidas.

Checklist vestibular: o que PODE

  • Uso de uma garrafa de água (de material transparente) ;
  • Documento de identidade;
  • Folha de papel totalmente em branco, sem pauta, para uso de rascunho;
  • Caneta esferográfica preta ou azul (fabricada com material transparente).

Importante: A qualquer momento, o fiscal remoto de provas poderá solicitar ao candidato que mostre os objetos autorizados.

Preciso ter um bom computador?

Para evitar problemas na hora da prova, é indicado fazer o teste de compatibilidade entre o seu computador e a plataforma de prova (datas e horários estão dispostos acima) e que a máquina tenha as seguintes especificações:

  • Você precisa ser o administrador do computador em que irá realizar a prova;
  • Windows 10 ou versão superior;
  • Navegadores Firefox ou Google Chrome (atualizados);
  • Recomenda-se pelo menos 500MB de HARD DISK/SSD (espaço livre) e 4GB de memória RAM para execução da prova; conexão de Internet de 10mbps (conexão mínima recomendada);
  • Webcam (resolução mínima recomendada de 720 x 480 pixels), microfone ativo, a fim de que seja possível captar o som do ambiente.

IMPORTANTE: o sistema de prova é compatível exclusivamente com o sistema operacional Windows, não sendo possível a utilização de equipamentos com os sistemas operacionais IOS (Apple), Linux e outros. Também vem apresentando problemas para recebimento de informações sobre a prova contas registradas de e-mail do Yahoo e do Hotmail.

Fique atento pois a responsabilidade por qualquer problema relacionado com os equipamentos e uso do software é unicamente do candidato, independentemente de ocorrer antes ou durante a execução da prova. Além disso, o uso de smartphone ou tablet para realização da prova não será permitido.

Divulgação do gabarito e matrícula

Por fim, para que tudo dê certo, além de fazer o checklist vestibular, é muito importante que você leia o Manual do Candidado atentamente para não ser surpreendido minutos antes do começo da prova. Afinal são anos de preparação, certo? Não se esqueça que a prova não poderá ser realizada através de tablets e celulares.

Gabarito

As questões objetivas da prova on-line e as suas respectivas respostas serão publicadas exclusivamente no site do vestibular, a partir das 16h do dia 19 de novembro.

Resultado

O resultado será disponibilizado no dia 29 de novembro, a partir das 16h, no Portal de Inscrição, local em que o candidato poderá visualizar sua classificação e seu boletim de desempenho.

Matrícula

Agora vem a melhor parte, a realização da matrícula! Ela será feita de forma on-line, pelo Portal de Inscrição, de 30 de novembro de 2023 a 4 de dezembro de 2023. Caso o candidato aprovado não faça a matrícula nesse período, outros candidatos poderão ser chamados para ocupar as vagas remanescentes. Toda a documentação está disponível no site do vestibular, opção matrícula.

Pelotas, a casa da UCPel

e-book-pelotas

Passou no Vestibular da UCPel e não conhece a cidade de Pelotas? Então acesse o nosso Guia e saiba tudo da sua nova casa! Nesse material, reunimos informações sobre a universidade, o que fazer na cidade, restaurantes, pontos turísticos, comércio (com endereços de farmácias e supermercados), transporte, imobiliárias, entre outros. Ah, super importante, no material também estão disponíveis várias dicas legais sobre a infraestrutura dos principais bairros de Pelotas.

Nos encontramos na UCPel!