O vestibular de Medicina é um dos mais concorridos do país, por conta disso, o nível de pressão e estresse com a proximidade das provas tende a aumentar, o que gera grande ansiedade, principalmente pelas altas expectativas e cobranças, tanto do vestibulando como de seus familiares. Assim, saber como lidar com estresse é fundamental para manter a calma nesses momentos que antecedem as provas.

Entendemos que lidar com as emoções pode ser uma tarefa difícil, já que são muitos anos de preparação para as provas. Mas saiba que é possível contornar a ansiedade com algumas atividades simples. Para ajudar você, preparamos este artigo, com 10 dicas sobre como lidar com estresse em um vestibular de Medicina. Acompanhe!

1. Tenha uma rotina de atividades físicas

As atividades físicas são fundamentais para manter o corpo em equilíbrio e ajudar a amenizar o estresse. Isso porque, quando o corpo está em movimento, o organismo libera os chamados “hormônios da felicidade”, como dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina.

A combinação dessas substâncias ajuda a elevar a sensação de bem-estar, fundamental para afastar ansiedades, medos, irritação e outros fatores que podem desencadear o estresse. Logo, é importante investir em um esporte, aquele com a qual você mais se identifica. Assim, será mais fácil manter a constância necessária para alcançar os resultados esperados.

2. Tenha uma boa noite de sono

Boas noites de sono também são fundamentais para que os hormônios, assim como todo o organismo, permaneçam equilibrados. Portanto, crie uma rotina que garanta, pelo menos, oito horas de sono por dia. Com isso, você também estará mais disposto para os estudos e para uma rotina de atividades mais regrada, favorecendo a calma, inclusive nos dias que antecedem as provas.

3. Estabeleça horários fixos para o estudo

como lidar com estresse

Uma rotina regrada é fundamental para que você se organize e consiga fazer todas as atividades propostas de preparação para as provas de vestibular de Medicina. Nesse sentido, manter horários fixos de estudo é fundamental para seguir a agenda de atividades e conquistar a confiança necessária para fazer as provas.

4. Tenha momentos de lazer e distração

Separar momentos para estar com amigos e familiares é primordial para conquistar uma vida mais harmônica, já que isso ajuda a elevar a autoestima e o bem-estar, fatores primordiais para afastar a ansiedade. 

Portanto, a dica é reservar os finais de semana para atividades de lazer, além de separar algumas horas da sua rotina diária para fazer coisas que gosta, por exemplo, um esporte, jogar videogame, cantar, cuidar do jardim ou, simplesmente, bater papo com os colegas.

Aqui, o importante é se desconectar das rotinas de estudo por alguns momentos para conquistar o equilíbrio necessário para a sua saúde mental e bem-estar.

5. Reconheça momentos de estresse elevado

É normal uma autocobrança nos momentos que antecedem as provas do vestibular de Medicina. Isso pode desencadear um alto nível de estresse, causando prejuízos elevados para a sua saúde física e mental. Logo, é importante estar atento aos sinais e trabalhar a respiração e o autocontrole para afastar a ameaça de crises que possam colocar em risco as suas habilidades cognitivas.

6. Saiba lidar bem com incertezas

Por mais que você tenha se preparado para as provas, pode haver fatores que fogem do seu controle. O advento do coronavírus é um exemplo, já que ele atrasou as provas em muitas faculdades. Assim, tenha em mente que existem acontecimentos externos à sua vontade, os quais você não controla. Esse entendimento é importante para que a sua saúde psíquica esteja em dia.

Assim, dar tempo ao tempo para que as situações sejam encaminhadas pode ser uma boa saída para controlar a ansiedade. Então, faça a sua parte e esteja certo de que tudo transcorrerá da melhor forma.

7. Aposte na meditação

como lidar com estresse

A meditação é uma forma eficiente de elevar o autoconhecimento, acalmar a mente e se manter equilibrado. Para iniciar, comece com cinco minutos por dia. Ainda, escolha um lugar calmo, coloque-se em uma posição confortável, feche os olhos e preste atenção na sua respiração. Isso o ajudará a estar no momento presente, afastando males, como o estresse e a ansiedade.

8. Coma alimentos saudáveis

Uma alimentação balanceada é fundamental para a preparação dos momentos que antecedem as provas do vestibular de medicina. Por isso, evite consumir bebidas alcoólicas, frituras e café em excesso, pois esses itens elevam os sintomas da ansiedade.

O ideal é investir em uma alimentação natural, com verduras, legumes e frutas, além de apostar em alimentos integrais. A ingestão de água também é importante para manter o corpo hidratado e eliminar toxinas do organismo, que podem causar desconforto, levando à irritabilidade.

9. Ouça músicas relaxantes

As músicas podem elevar o seu nível de relaxamento, afastando os sintomas de estresse e ansiedade. Por isso, ouça as músicas da sua banda favorita após terminar os estudos. Isso ajuda a baixar os níveis de estresse e eleva a sensação de bem-estar geral.

Antes das provas, ouvir a sua música favorita também pode ser útil para ativar importantes áreas do cérebro, responsáveis por trazer calma e felicidade. Ainda, se durante a prova se sentir “travado”, você também pode tentar se lembrar das suas canções preferidas para controlar a ansiedade e o nervosismo.

10. Não coloque muita pressão em você

A autocobrança é uma das responsáveis por deixar a mente muito acelerada e, como consequência, você fica mais ansioso. Assim, é preciso ser generoso com você mesmo e entender que fez o seu melhor com as oportunidades que tinha naquele momento.

Lembre-se que não é uma prova a responsável por decidir o resto da sua vida, já que sempre será possível tentar outras vezes ou mesmo ajustar os planos.

Como vimos, é possível criar rotinas saudáveis para saber como lidar com estresse em um vestibular de Medicina. Além disso, uma boa alternativa para lidar com a ansiedade desse momento é contar com ajuda de profissionais, como psicólogos, para que esse período seja um pouco mais tranquilo.

Se gostou do artigo e gostaria de saber mais sobre o universo dos vestibulares, veja também como o vestibulando deve se preparar para as provas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *