Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) mostrou que mais de  83% dos egressos da UCPel conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. Grande parte desse percentual já estava inserido antes mesmo de se formar. Mas será que existe algum segredo para construir um bom currículo ainda na graduação?

Acadêmica realizando exame de ressonância em paciente

Além da sala de aula

A experiência prática, cobrada muitas vezes na hora de disputar uma vaga, começa a ser construída já na Universidade. Por meio de estágios e de programas e projetos de extensão, o conhecimento adquirido com a teoria passada pelos professores na sala de aula se completa. Como resultado, a experiência adquirida exerce um papel responsável por qualificar o currículo do futuro profissional.

Além disso, a Católica investe em convênios com empresas para ampliar as possibilidades de estágios para alunos de graduação. Isto é, além de oportunidades de estágios voluntários e remunerados, a aposta se estende igualmente no trabalho interdisciplinar como forma de estimular uma experiência ampla na carreira. Exemplo disso é o projeto chamado Pacientes Jurídicos, desenvolvido em conjunto com alunos dos cursos de Direito e Medicina.

Os alunos dos cursos da área da saúde ainda podem contar com a experiência prática e a relação com a comunidade através do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), das 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS) administradas pela UCPel e dos ambulatórios e clínicas do Campus Saúde Dr. Franklin Olivé Leite. Assim, desde os primeiros anos do curso, o acadêmico já pode aproveitar esses espaços que são fundamentais para a formação.

Networking construído na universidade

Oportunidades de intercâmbio, participação em pesquisas, congressos e eventos propostos pela Universidade também são uma boa forma que começar um networking importante para a sua trajetória profissional. Trocar conhecimentos com outras pessoas relacionadas a sua área de atuação, além de ser uma boa forma de construir futuros laços profissionais, auxilia formação de ideias e projetos.

Um curso adequado à rotina

Os cursos EAD são uma realidade e muitos estudantes escolhem esta opção por se adequar melhor à rotina. Mas quem faz uma graduação a distância, deve ter as mesmas preocupações com a inserção no mercado de trabalho. Buscar um diploma de uma instituição reconhecida pelo MEC e com reconhecimento no mercado gera credibilidade. O ideal é que o estudante também consiga aliar teoria à prática.

Quer mais dicas de como aproveitar todas as possibilidades de crescimento profissional durante a graduação? Então fique de olho aqui no nosso blog e acompanhe tudo sobre nossos cursos e projetos de extensão.

Por que estudar na UCPel?

Alunos atuando no Laboratório de Simulação Realística

Além de garantir a experiência prática desde o início do curso, a Católica conta com uma infraestrutura qualificada, moderna e que está sob constantes melhorias. Aliado a isto, a Universidade possui quase 60 anos de história e tradição, sendo responsável por formar profissionais conceituados nacionalmente e internacionalmente nas mais diversas áreas. São inúmeras possibilidades que a UCPel pode te oferecer através de seus espaços e de seu projeto pedagógico que se consolida através de 3 pilares: pesquisa, ensino e extensão. Que tal conhecer de perto tudo isso? Aqui você faz a diferença!

Quer entrar na UCPel?

Um comentário em “Experiência prática vivida na universidade facilita ingresso no mercado de trabalho

1. Estrutura da UCPel pelo que tem mostrado é muito boa, isso facilita no mercado de trabalho, assim como o próprio nome da Faculdade.