Deseja saber qual profissão é perfeita para o seu futuro? Clique AQUI que a gente ajuda você a achar o seu caminho com o nosso teste GRATUITO de orientação de carreira!

A escolha de uma carreira acontece muito cedo, e por isso é comum as pessoas terminarem o curso superior, mas não se identificarem com a profissão. É nesse cenário que a Medicina como segunda graduação é a opção para muitos profissionais, principalmente aqueles que já têm afinidade, ou experiência na área da saúde.

Os profissionais de Medicina são um dos mais bem remunerados do Brasil, pois o mercado de trabalho é bastante promissor para a área. Nesse sentido, uma segunda graduação é um investimento importante, já que proporciona a conquista de objetivos profissionais e pessoais, além da possibilidade de construir uma carreira sólida.

Ficou curioso e quer saber mais sobre Medicina como segunda graduação? Então continue a leitura!

Realmente vale a pena fazer uma segunda graduação?

Tendo em vista que o investimento em educação é importante para a formação do ser humano e profissional — e que abre um leque de oportunidades no mercado de trabalho —, uma segunda graduação é um investimento que sempre valerá a pena.

Além disso, você já terá uma experiência profissional anterior e estará mais maduro para ingressar em uma segunda graduação, validando os conhecimentos já adquiridos e conquistando novos, que podem agregar muito à sua vida profissional. Assim, uma segunda graduação ainda é uma oportunidade de trilhar novos caminhos com mais maturidade e experiência.

É necessário fazer o vestibular?

Cada instituição de ensino tem seus critérios de ingresso na segunda graduação, mas, na maioria das vezes, os processos são simplificados, bastando entregar na secretaria da nova instituição de ensino os documentos requeridos.

Para isso, basta fazer contato com a faculdade onde você fez a primeira graduação e se informar sobre a obtenção de um novo título. Algumas instituições também podem requerer a participação em um processo seletivo simplificado.

Em quais casos as matérias são cortadas da grade curricular?

Quem já possui uma graduação pode eliminar parte da grade curricular na segunda graduação de Medicina. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para aproveitar as disciplinas é necessário que o curso tenha a mesma carga horária e mesma equivalência de conteúdo programático.

De modo geral, para fazer a solicitação da dispensa da disciplina, é necessário que a ementa curricular seja 80% compatível, no mínimo. Ou seja, os conteúdos abordados precisam ser bastante semelhantes.

Para a dispensa das grades curriculares, no momento da inscrição do curso de segunda graduação, é necessário fazer a apresentação do diploma do primeiro curso superior, que deve ser reconhecido pelo MEC.

É nesse momento que deve ser apresentado o histórico escolar para análise curricular, que precisa ser assinado pela instituição responsável pela primeira graduação. Após as análises, é possível saber quais disciplinas podem ser excluídas e em quanto tempo será possível fazer a conclusão do segundo curso superior.

Como é possível se destacar em uma segunda graduação?

Uma segunda graduação é a chance de ampliar conhecimentos e aumentar sua qualificação para o mercado de trabalho. A vantagem para quem ingressa em um segundo curso de ensino superior é que, geralmente, o estudante já está mais maduro e pode usar isso a seu favor para aproveitar todas as oportunidades de conhecimento na segunda graduação, o que vai ao encontro das exigências para o curso de Medicina.

Como é o mercado de trabalho para médicos no Brasil?

Acompanhando o crescimento da população e as demandas por mais acesso à saúde, o número de médicos em atividade está aumentando no Brasil, conforme revelaram dados da Demografia Médica no país. São mais de 400 mil profissionais formados, o que representa, em média, 2,11 médicos para cada grupo de mil pacientes, sendo uma taxa comparada a países mais desenvolvidos, como Canadá, com 2,4, e Estados Unidos.

Distribuição dos profissionais no Brasil

Os grandes centros urbanos continuam concentrando o maior número de médicos, com destaque para a região Sudeste, com 55,3% do número de médicos.

No estado de São Paulo, dados do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) apontam 125 mil médicos no estado, ou seja, aproximadamente 30% do número total de médicos de todo o país.

Já a região Norte é a mais deficitária com relação ao número de médicos, com apenas 4,4%, configurando a região com mais possibilidade de trabalho, seguida da Centro-oeste, com 7,9%.

Fazendo o comparativo entre interior x capital, o Brasil tem a média de 4,84 profissionais médicos para cada mil habitantes. Em contrapartida, cidades do interior do Brasil têm apenas 1,23 profissionais por mil moradores.

A graduação de Medicina

Para se formar médico, é necessário fazer o curso de bacharelado em Medicina. A faculdade tem duração de seis anos e, para exercer a profissão, é preciso fazer o registro no Conselho de Medicina do seu estado.

Durante a graduação, a ementa curricular é dividida nos ciclos básico, clínico e internato. Já os conteúdos das disciplinas são diversos, com matérias sobre:

  • reprodução humana;
  • anatomia;
  • parasitologia;
  • imunologia;
  • psicologia médica;
  • bioquímica;
  • citologia;
  • genética;
  • saúde da criança e do adolescente.

Ao final do curso, o graduando tem oportunidades de trabalho no setor público ou privado, atuando como clínico geral, ou pode se especializar em uma das 53 áreas clínicas.

Para ser um especialista, durante o período de dois anos é necessário fazer uma residência médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

Quer saber qual profissão você deve seguir no futuro? Clique AQUI e faça o nosso teste de orientação de carreira agora!

Como escolher uma instituição de ensino?

Fazer uma segunda graduação exige emprego de tempo e dinheiro. Logo, é preciso escolher uma instituição idônea e com o curso de Medicina reconhecido pelo MEC. Esses fatores são fundamentais para que a segunda graduação realmente tenha o peso desejado na sua formação, contribuindo para o sucesso profissional.

Além disso, é bom pesquisar se a instituição oferece laboratórios e toda a estrutura exigida pelo MEC. Procurar saber sobre a experiência dos professores também é fundamental, já que serão eles os responsáveis por transmitir todo o conhecimento do curso.

Como vimos ao longo desta leitura, a Medicina como segunda graduação é uma excelente oportunidade para construir uma nova carreira. Para garantir uma boa formação, é fundamental contar com uma instituição de ensino de qualidade para orientá-lo nesse processo de formação.

Se você gostou deste artigo sobre Medicina como segunda graduação, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

32 comentários em “Medicina Como Segunda Graduação: o Que é Preciso Saber Sobre o Tema?

  1. Por gentileza. Sou médica formada pela UFMG. Seria possível abater alguma matéria no curso de medicina veterinária? Algo como bioquímica, imunologia, química fisiológica, estatística, etc?
    Muito obrigada.

    1. Bom dia! Infelizmente não temos este curso na UCPel, mas temos várias possibilidades! Entra em contato com nosso time pelo número 53 981410035!

  2. Olá, sou Cirurgião Dentista a mais de 20 anos, especialista em Harmonização Orofacial e gostaria de saber os aproveitamentos de disciplinas para o curso de Medicina, por favor!
    Aguardo
    Obrigado

  3. Boa tarde, sou formada em enfermagem e gestão hospitalar. Gostaria de estudar medicina,quantas disciplinas serão dispensadas e em quanto tempo focaria curso?

    Att
    Francilene

  4. Quero saber se com o pos tecnico de enfermagem e com o curso de historia estudante licenciatura eu posso cursar medicina como segunda graduação.

  5. Boa noite,
    Eu gostaria de cursar biologia e depois medicina, é possível que meu tempo para terminar medicina seja menor? por conta do corte de alguns assuntos?

  6. Meu filho se formou em veterinária e na metade soube que poderia mudar para medicina humana..mas concluiu a veterinária. Hoje ele pensa em fazer medicina…como seria ..o que aproveitaria? Quanto tempo seria ? Vcs oferecem essa possibilidade?

    1. Olá Kathia,

      Para o curso de Medicina, a UCPel não disponibiliza ingresso via portador de diploma. Ele teria quer fazer vestibular novamente para, posteriormente, pedir análise curricular da graduação finalizada.

      Atenciosamente,

    1. Olá João,

      A data da prova em 2023 ainda não está definida, mas as inscrições sempre abrem a partir do mês de outubro.

      Atenciosamente,

    1. Olá Marcio,

      Para ingressar no curso de Medicina da UCPel é preciso prestar uma prova de Vestibular. Geralmente as inscrições para participação no processo seletivo começam em outubro e a prova ocorre e novembro. Mais informações estão disponíveis no site do vestibular: https://vestibular.ucpel.edu.br/.

      Atenciosamente,

  7. se eu cursar enfermagem e em seguida buscar aprovaçao na publica em medicina qual a media de tempo para eu me formar? algumas materias podem ser ”cortadas”?

    1. Olá,

      É possível fazer o reaproveitamento de disciplinas sim, especialmente aquelas introdutórias comuns aos cursos da área da saúde. Entretanto, é difícil saber o tempo que diminuirá o curso, porque cada universidade possui um currículo diferente, por isso vai depender a universidade em que escolheres cursar Medicina.

      Atenciosamente,

  8. Olá, estou iniciando a minha faculdade de Psi, quando eu terminar Psi eu posso fazer minha pós graduação em medicina, eliminando a metade das matérias (anatomia, parasitologia, reprodução humana, imunologia, e citologia), ficando com: psicologia médica, bioquímica, saúde da criança e do adolescente e genética, para se formar em Neuro Psiquiatra ?

    1. Olá Rosenil,

      É possível, mas é preciso entrar com um processo na Central de Atendimento após aprovação no vestibular para realização dessa análise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *