Você sabia que a UCPel é a primeira universidade do Rio Grande do Sul a adquirir a Mesa Sectra? Esse equipamento, certamente, é considerado o que tem de mais moderno no auxílio de visualizações de imagens diagnósticas para as ciências da saúde, sendo um diferencial na grade curricular, no ensino e no estudo dos mais diversos casos.

Como resultado ele já está transformando o ensino de Medicina em 47 países, sendo utilizado em hospitais e universidades do mundo todo, como Karolinsk Institutet na Suécia, Peking Union Medical College na China, Philipps Universitat Marburg na Alemanha, The University of Virginia nos EUA, Hospital Sírio Libanês em São Paulo/BR, Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo/BR, entre outros.

A nova tecnologia possibilita ao acadêmico o contato com a anatomia humana desde o começo da graduação. Aliás, os professores da UCPel também passaram por um treinamento de utilização da ferramenta e estão aptos para aliar a tecnologia com o ensino.

Agora, vamos te mostrar como a Mesa Sectra transforma as aulas de Medicina da UCPel.

1. Imagens 3D com a Mesa Sectra

Desenvolvida pela empresa Sectra da Suécia, a mesa é capaz de reconstruir imagens 3D a partir de tomografias e ressonâncias, tanto de pacientes vivos quanto cadáveres. Através do armazenamento e comunicação de imagens 2D e 3D originadas em equipamentos de diagnóstico por imagem, é possível obter uma profunda visualização de diversas camadas do corpo humano. Além disso, possibilita ao aluno medir, girar, movimentar, redimensionar, segmentar, fatiar, filtrar, anotar, entre outras ações junto a imagem gerada e trabalhada.

Há um consenso na Universidade de que a manipulação de peças cadavéricas seja insubstituível, mas a união oferecida pela mesa com a prática já utilizada na faculdade facilita ainda mais o aprendizado. Além disso, torna mais eficiente o contato dos alunos com os pacientes durante o internato, pois o estudante já terá ideia da anatomia humana através da manipulação das imagens no equipamento.

2. Troca de informações

Em razão dos benefícios dessa tecnologia, a Mesa já está presente nas melhores universidades e hospitais do mundo, sendo um importante diferencial no ensino. Seu sistema, Uniview, possibilita o acesso aos conteúdos através de qualquer dispositivo, inclusive móvel, o que facilita o compartilhamento de matérias e conhecimentos entre os usuários. Outro recurso importante é o registro de avaliações sobre as imagens.

Ademais, essa plataforma auxilia os acadêmicos no planejamento de cirurgias e facilita o compartilhamento dos casos reais em todo o mundo. Quando inseridos no banco de imagens do equipamento, esses dados também poderão ser estudados mundialmente em mais de duas mil instituições de ensino que possuem a tecnologia.

3 – Manipulação de imagens

aula de anatomia - Treinamento Mesa Sectra - UCPel
Professores realizam treinamento para utilizar a mesa sectra

O equipamento possui múltiplas ferramentas de manipulação. Desse modo, proporciona imersão profunda no corpo humano. Ainda, possibilita a visualização e o estudo de músculos, tecidos e ossos através de camadas. Portanto, essa ferramenta oferece maior praticidade no ensino e na aplicação prática da Medicina, permitindo que os docentes contextualizem os conhecimentos já ensinados.

Dessa forma, o aluno pode fazer associações entre teoria e imagem desde o primeiro ano da graduação, o que facilita a memorização e torna o aprendizado mais eficiente.

Ficou animado para começar a sua graduação na UCPel? Baixe gratuitamente o nosso Guia das Profissões e saiba tudo sobre os nossos cursos!

Quer entrar na UCPel?