Muitos estudantes ingressam em um curso de graduação e, em um dado momento, percebem que deveriam optar pela mudança de faculdade. E por que isso acontece? Claro que há vários motivos. Porém, algo muito comum é a constatação da falta de qualidade da instituição escolhida — tanto no que diz respeito à infraestrutura quanto aos professores.

Se é isso que está acontecendo com você, tudo bem. Afinal de contas, você tem toda razão em querer mudar. Pois é o seu tempo, a sua carreira e a sua vida que estão em jogo. Se mesmo após tiverem passados 2 anos ou mais você perceber que pode aprimorar seu estudo e aprendizado, arregace as mangas e faça tudo que estiver ao seu alcance.

Para saber se a sua primeira opção foi uma boa escolha ou não, faça as devidas comparações. O que as outras instituições têm que a que você está não tem? Como são as salas de aula, os laboratórios, os equipamentos? Sim, as repostas para todas essas perguntas são fundamentais para a tomada de decisão.

Você precisa entender se esta é a sua hora da mudança? Continue lendo que vamos ajudá-lo!

A faculdade é reconhecida?

mudança de faculdade

Vamos supor que você esteja estudando Medicina, um curso extremamente concorrido e valorizado. Portanto, temos a expectativa de que forme profissionais comprometidos, respeitados e que realmente tenham conhecimento. Entretanto, você só adquire tudo isso em um ambiente efetivamente preparado para ensinar. E, se houver a integração entre mercado de trabalho e ensino, melhor ainda.

E isso só é possível com bons materiais e tecnologia, além de uma equipe de professores capazes de aliar teoria à prática. E, para isso, precisam mesmo atuar diretamente com pacientes de idades, costumes e classes sociais diferentes. Assim, poder contar com um hospital próprio, que faça parte da sua rotina estudantil, é um diferencial a ser levado em consideração.

E se esse hospital for referência em alguma área, significa que os seus professores serão aqueles que tiveram condições de fornecer o título a esse estabelecimento de saúde. Consequentemente, concluímos que você terá a oportunidade de estudar com os melhores. E essa é uma motivação autêntica para ser dar ao trabalho de fazer uma importante mudança na sua vida.

Seus professores tratam de pacientes?

É considerável frisarmos que, além de um excelente currículo como professor, é imprescindível que quem vá ensiná-lo tenha experiência prática. Ou seja, você precisa ter a garantia de que saberá como atuar em situações reais. A boa relação do médico com o paciente — tanto técnica quanto empática — é imprescindível para um bem-sucedido processo de tratamento.

Mesmo se a nova faculdade tiver todas essas boas qualidades já mencionadas, pesquise a respeito de todo o corpo docente — os professores. Eles precisam gostar do que fazem, de maneira a estimularem a busca por conhecimento por parte dos alunos. Assim, se tiver a oportunidade, pergunte a estudantes como eles percebem esses educadores. Você também pode pesquisar a vida profissional deles.

Como são os recursos tecnológicos no curso atual?

Uma outra questão a ser levada em consideração é a abertura às novas ideias e usos tecnológicos. Não adianta nada ter anos de existência, tradição e um bom histórico se a instituição e os coordenadores não estiverem atentos às alterações das demandas coletivas. Isto é, verifique se, além do legado, o currículo está atualizado.

Além disso, sabemos que uma faculdade pode ser exitosa já nos primeiros anos de existência — e alguma antiga pode não ser tão admirada assim. Porém, é certo que poder estudar em um ambiente que tenha tradição e história para contar faz muita diferença. Sem falar no significativo reconhecimento por parte da sociedade médica e leiga.

Você consegue se imaginar em outra instituição?

Convidamos você a fazer um exercício de imaginação com 5 questões bem relevantes. Pense em uma Faculdade de Medicina com as seguintes características:

  1. hospital próprio;
  2. administração de Unidades Básicas de Saúde;
  3. possibilidade de seguir no mesmo ambiente ao decidir pelo mestrado e doutorado;
  4. acesso a laboratórios bem equipados como, entre outros, os de:
  5. anatomia;
  6. bioquímica;
  7. embriologia;
  8. farmacologia;
  9. imunologia.
  10. residência nas seguintes áreas:
  11. Clínica Médica;
  12. Medicina de Família e Comunidade;
  13. Medicina Intensiva;
  14. Nefrologia;
  15. Neonatologia;
  16. Pediatria.

Todo esse cenário — e muito mais — pode ser encontrado na UCPel, por exemplo, que é a Universidade Católica de Pelotas no Rio Grande do Sul. Com 60 anos, é uma instituição que se mantém renovada. Isso sem falar no cuidado e na atenção com a Saúde Coletiva. Abrindo as portas, então, da Rede Pública de Saúde para seus acadêmicos.

Este é o seu momento de mudar de faculdade?

mudança de faculdade

Se, neste momento, você não tem tudo isso a sua disposição na faculdade em que estuda, é hora de repensar. Avalie bem todos os prós e os contras. Exemplificando, se você vai ter que mudar de cidade, o que isso implicaria? Sair da casa dos pais e ficar longe dos amigos de infância. Isso seria algo tranquilo para você?

Além das condições emocionais e financeiras que essas mudanças vão trazer, você vai precisar se informar a respeito de todas as questões burocráticas. Como assim? É preciso saber se a faculdade que você almeja recebe transferências, sem dúvida, esse é o primeiro ponto. Se recebe, quais são os documentos requeridos e qual o prazo para entregá-los?

Por fim, há alguma prova de admissão? Caso a resposta seja afirmativa, você vai precisar saber o valor da taxa, a data e as matérias que são cobradas. Saiba que há uma real possibilidade de mudança em diversas situações, como:

  • de faculdade pública para privada e vice-versa;
  • entre públicas e entre privadas;
  • dentro de uma mesma universidade.

Cada caso deverá ser analisado separadamente, não há uma regra geral. Dessa maneira, você deverá começar avaliando para onde e por qual motivo gostaria de fazer essa alteração. Prepare-se emocional e materialmente. Sair da zona de conforto pode até trazer um incômodo inicial, mas efetivar a sua mudança de faculdade pode ser um fator decisivo para a sua realização pessoal e profissional.

Quer saber mais? Entre em contato e tire todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *