A UCPel obtém destaque no Ranking Universitário do Jornal Folha de São Paulo (RUF) no ano de 2019. A Universidade ficou com o 4º lugar no quesito Produção Científica entre Instituições Privadas. São avaliadas universidades de todo Brasil.

A excelente colocação em relação à produção científica se deve ao volume de pesquisa gerado na instituição e a inserção dessas publicações em revistas nacionais, além de outros pontos também determinantes para o resultado.

Em 2018, a UCPel ocupou a 5ª colocação nesse item. Através do trabalho desenvolvido em quatro mestrados e dois doutorados, a universidade pelotense subiu uma posição em 2019, aparecendo em 4º lugar. 

“Os dados refletem, principalmente, o conhecimento gerado no campo da saúde, mais especificamente nas áreas de saúde mental coletiva e saúde materno-infantil.”

Coordenador de pesquisa e pós-graduação da UCPel, professor Ricardo Pinheiro

Entre os requisitos para determinantes para esse baita resultado, estão:

  • O volume de pesquisa gerado na instituição;
  • A inserção de pesquisas em revistas nacionais;
  • Internacionalização;
  • Mercado;
  • Ensino e,
  • Inovação.

Já entre as públicas e privadas, no âmbito estadual, a UCPel aparece em terceiro lugar, ficando atrás somente de duas instituições de grande porte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Esse item leva em consideração as citações internacionais por docente e publicações em coautoria internacional.

A missão da UCPel de impactar a sociedade é reafirmada nessa produção de conhecimento, uma vez que os estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação vão desde o pré-clínico até a intervenção direta na comunidade. Segundo o professor Pinheiro, isso é possível devido à transdisciplinaridade dos mestrandos e doutorandos da UCPel. “A missão comunitária da universidade reflete em tudo que produzimos”, enfatiza.

Mas, o que é Ranking Universitário?

O Ranking Universitário da Folha, o RUF, nada mais é do que a avaliação anual dos cursos de ensino superior das instituições brasileiras, ainda mais que é feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Em 2019, foram avaliados dois produtos: o ranking de universidades e os rankings de cursos. A avaliação se utiliza de dados nacionais e internacionais, além de duas pesquisas de opinião do  instituto de pesquisa pertencente ao jornal paulista, o Datafolha.

imagem animada de menino fazendo sinal positivo com a mão

Seleção Mestrado e Doutorado

Acadêmica da ucpel trabalhando em laboratório
Pesquisadora do Laboratório de Neurociências da UCPel

Anualmente, a UCPel abre processo seletivo para seus cursos de Mestrado e Doutorado. O período de inscrições ocorre geralmente no mês de outubro, para os programas: Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) e em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), e para os mestrados em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) e Profissional em Saúde do Ciclo Vital (MPSCV). 

Vestibular 2021

O Vestibular para o curso de Medicina já tem data definida: será no dia 22 de novembro de 2020. Atualmente, a instituição é considerada a maior escola médica do Rio Grande do Sul e a cada processo seletivo são disponibilizadas mais de 150 vagas.   

:: Conheça mais sobre a estrutura do curso de Medicina neste post.

Geralmente, as inscrições começam no mês de setembro e prosseguem até o começo de novembro. Informações sobre o Vestibular podem ser acompanhadas no site vestibular.ucpel.edu.br ou através dos telefones 53. 2128.8269 ou 2128.8043.

Você está pronto para ser médico? Veja a resposta em nosso Quiz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *