Medicina

Acadêmicos da Medicina UCPel são destaque na prova do Enade

Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integram grupo com as maiores notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2019. Divulgado nesta terça-feira (20) em coletiva do MEC, apenas 10% dos estudantes de todo o país obtiveram nota igual ou superior a 85 pontos na prova. As questões aplicadas trataram sobre a formação geral e específica na área de Medicina.

Devido ao desempenho dos concluintes, a Católica de Pelotas foi mencionada entre as 18 instituições de ensino no país que mais agregaram na formação de seus alunos. No Rio Grande do Sul, além da UCPel, integra a lista a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).   

De acordo com a diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCPel, Moema Chatkin, contribuíram para o resultado o acompanhamento constante dos alunos nos processos de aprendizagem. Outro item citado pela docente é o trabalho voltado à qualificação do projeto pedagógico do curso, assim como constante acompanhamento do corpo docente e incentivo à utilização de novas metodologias de aprendizagem.      

 

Ensinar atendendo

Um dos diferenciais do curso de Medicina da UCPel é possuir hospital próprio, voltado prioritariamente para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é avaliado como diferencial a administração de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), um campus totalmente voltado à saúde, local onde ocorrem os atendimentos ambulatoriais.

“Tudo isso acontece em um curso que tem como lema o aprender praticando”, comenta a diretora. As práticas da Medicina começam já no primeiro período, em cenários de aprendizagem que incluem serviços em todos os níveis de atenção à saúde.

 

Maior escola médica do estado

Devido a vocação da Católica de Pelotas ao ensino da saúde e atendimento da comunidade, em 2017, a instituição se tornou a maior escola médica do Rio Grande do Sul, com a oferta de 180 vagas anuais. Diversas qualificações de infraestrutura estão ocorrendo deste então para receber os novos alunos.

Atualmente, são 80 salas de atendimento médico, laboratórios tradicionais como o de fisiologia e morfologia, acesso à tecnologia de ponta, como o Laboratório de Simulação Realística, a mesa digital, e a instrumentos como o Body Interact (com inúmeros casos clínicos que podem ser resolvidos virtualmente).

 

Importância do Enade   

O Enade é uma prova aplicada anualmente nas instituições de ensino superior com o objetivo de avaliar o rendimento dos estudantes que estão concluindo e também iniciando a graduação. Devido a isso, a nota é uma importante ferramenta utilizada pelo MEC na avaliação dos cursos de graduação. Associada a outros indicadores, é responsável por mensurar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no país.

Em 2019, foram avaliados conhecimentos de quem estava prestes a se formar nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.

Confira neste link a coletiva feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã desta terça-feira (20). A avaliação dos cursos de Medicina ocorre a partir de 1h49 do começo da transmissão.   

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

 

 

Sair da versão mobile