Medicina UCPel obtém nota 4 na avaliação do MEC

O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conquistou a nota 4 junto ao Ministério da Educação. O índice avaliado por representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) vai de 1 a 5. Desta forma, a graduação da UCPel passa a ser incluída entre as mais bem avaliadas do estado, além de também tornar-se a melhor de Pelotas.  

Um dos destaques do curso da UCPel foi a comprovação da real vivência do projeto pedagógico por professores e alunos nos mais diversos cenários. “A qualificação do corpo docente, a estrutura dos laboratórios de ensino assim como o acervo e recursos ofertados pelas bibliotecas também foram muito bem avaliados”, informa a pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti. Também enfatiza que o currículo atualizado, capaz de corresponder às necessidades da comunidade, ajudou para a evolução do curso. 

Ex-aluno do curso de Medicina e atual reitor da Católica, José Carlos Bachettini Júnior, entende que o crescimento da nota fortalece o espírito de unidade. Ele reafirma ainda a qualidade de professores, acadêmicos, funcionários e dos serviços oferecidos. “Mostra que temos um projeto pedagógico poderoso porque além de ensinar atendemos a comunidade. Valoriza o território e suas pessoas”, comentou.

A articulação de professores e acadêmicos do curso de Medicina com as Políticas de Saúde do município e com a forma de trabalho preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os níveis de atenção é a base da estrutura curricular. “Buscamos atender aspectos do ensino associados às demandas da população em atenção à saúde”, informa a coordenadora do curso de Medicina, professora Regina da Silveira.    

Treinamento e atuação

Desde a criação do curso, no dia 15 de dezembro de 1962, mais de cinco mil alunos foram formados pela UCPel. Os principais locais de atuação dos futuros médicos são o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) – considerado o maior laboratório da Católica; o Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, onde são prestados atendimentos às especialidades; e seis Unidades Básicas de Saúde gerenciadas pela Universidade. “Nossos alunos saem da UCPel preparados para atuar em todos os níveis de atenção e aptos a trabalhar de forma multidisciplinar”, avalia Regina.   

O curso de Medicina também oferece como diferencial a sua qualificação em estrutura, dentre a qual se destacam o Laboratório de Simulação Realística, que conta com manequins modernos e interativos para a realização de trabalhos em ambiente controlado; e a Mesa Sectra, que traz a tecnologia 3D para a sala de aula ao acessar arquivos obtidos em tomógrafos e ressonâncias magnéticas, possibilitando a visualização de inúmeras camadas do corpo humano.