fbpx
Vestibular Medicina

O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e diretor do Centro de Referência em Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Franklin Barcellos, participa do maior evento internacional da área de nefrologia. O World Congress of Nephrology (WCN) nesta edição ocorre em Bangkok, Tailândia, de 30 de março a 2 de abril, e reunirá os principais nomes da comunidade nefrológica do mundo. 

Barcellos também participa do evento para apresentar sua pesquisa sobre o uso de big data na nefrologia. O estudo demonstra a aplicação do uso da técnica de big data para identificar parâmetros que podem identificar problemas durante a realização da hemodiálise. “A partir desses dados, queremos usar o aprendizado das máquinas para prevenir complicações”, explica. 

Composto a partir da análise de 1380 sessões de hemodiálise, feita por 23 pacientes durante cinco meses, os resultados obtidos no estudo sugerem a possibilidade de utilizar a técnica de aprendizado de máquinas para predizer sintomas. “Em outras palavras, o uso desta tecnologia pode ser utilizada como suporte para a conduta nefrológica em reduzir as complicações durante a sessão de hemodiálise’, avalia 

Da mesma forma, conforme Barcellos, a participação no evento possibilita o contato com grande número de pesquisadores de diferentes países, especialmente da Ásia.  “Mais importante é aprofundar os nossos conhecimentos na área, assim como aproveitar a oportunidade de maior conexão com outros pesquisadores facilitando a troca de experiências que sabemos contribuirá para melhorar a jornada do nosso paciente com doença renal”.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do congresso

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.