fbpx

Os projetos de extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Cuidado é o Segredo e Médicos de Rua participam do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Uma ação orientativa ocorrerá no dia 16 de outubro, das 11h às 18h, no Parque Una, e será realizada em parceria com a Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além de informações sobre formas de contágio, prevenção, tratamento e rede de apoio, haverá triagem rápida para detecção da sífilis. “Quem testar positivo será encaminhado para exame sorológico e consulta em Unidade Básica de Saúde. Também iniciaremos tratamento com a aplicação de penicilina benzatina após teste positivo”, adianta a coordenadora do projeto Cuidado é o Segredo, Cândida Rodrigues.  

Data nacional 

O terceiro sábado do mês de outubro é instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita por meio da Lei nº 13.430/2.017. A criação de uma data para alertar sobre a doença visa estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde. Também pretende enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como doença sexualmente transmissível.

Como prevenir

O uso correto e regular da camisinha feminina e/ou masculina é a medida mais importante de prevenção da sífilis, por se tratar de uma infecção sexualmente transmissível. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita.

Redação: Rita With – MTB 14101 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *