Simlab publica artigo científico na Revista Latino-americana de Simulação

Três docentes e uma discente da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) representam o Laboratório de Simulação Realística (Simlab) na publicação do artigo científico “Training of cardiopulmonary resuscitation skills and basic life support in simulation laboratory” na edição do mês de setembro de 2020 da Revista Latino-americana de Simulação.

A publicação divulga as práticas de simulação e os seus resultados no ensino em saúde, envolvendo as instituições e os pesquisadores que trabalham nos países latino-americanos. “Ter um artigo publicado coloca em evidência não somente os docentes, mas o centro de simulação da UCPel, o Simlab”, acredita a professora do curso de Medicina, Ana Cristina Moraes.

O artigo selecionado relata a experiência da implementação do método de simulação para os estudantes do primeiro ano de Medicina. O treinamento em suporte básico de vida foi inserido junto à disciplina de Morfofisiologia, enquanto estudavam os sistemas respiratório e cardiovascular.

Os pesquisadores acompanharam as três semanas de treinamento, avaliando o processo de ensino-aprendizagem. “Já tivemos duas experiências com o primeiro ano deste tipo, depois passamos a oferecer minicursos no Simlab. Atualmente, trabalhamos esta atividade na extensão”, explica Ana Cristina. Também assinam a publicação: Samantha Maagh, Maurício Moraes e Sabrina Costacurta.