UCPel participa do 1º Congresso Sul-Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Nefrologia

Junto a outras seis instituições de ensino superior, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participa da programação do 1º Congresso Sul-Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Nefrologia, a ser realizado nos dias 10 e 11 de março. As inscrições são gratuitas pelo site https://doity.com.br/csblan.

O evento possui como tema “Vivendo bem com a doença renal”, associando-se ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 12 de março. Como representante da UCPel, o professor Matheus Pinto ministra a palestra “Diabetes Mellitus e Doença Renal Crônica: Novas Terapêuticas”, no próximo dia 10, com transmissão às 20h10min.

“A diabetes é uma doença extremamente prevalente na população em geral, mas também é uma das principais causas de doença renal crônica”, destaca. Durante o encontro, o médico pretende expor aos alunos as atualizações recentes em relação ao tratamento da patologia.

Mais conhecimento

Matheus Pinto é docente do departamento de Clínica Médica da UCPel, sendo médico do setor de Nefrologia e preceptor do serviço de residência médica de Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Também é médico nefrologista do Hospital Escola da UFPel.

Enquanto professor orientador da Liga Acadêmica de Nefrologia da UCPel, Matheus acredita que o projeto possibilita uma imersão mais aprofundada na especialidade. “Nossas reuniões periódicas acrescentam na formação desses alunos, como um complemento, teórico e prático da formação curricular do curso. Sendo o HU vinculado à um serviço de Nefrologia, essa oportunidade se torna ainda mais gratificante”, comenta.