Medicina UCPel

Na terça-feira (29), é celebrado o Dia Mundial da Psoríase, dia de conscientização sobre a doença, combatendo, principalmente, a discrimização e o estigma social. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) possui o único ambulatório da Metade Sul que se coloca como referência para o tratamento de psoríase.

A psoríase é uma doença inflamatória crônica sistêmica não contagiosa, que se manifesta de forma mais expressiva na pele através de placas avermelhadas e descamativas, podendo aparecer também nas articulações. A doença pode, ainda, aumentar o risco de doenças cardiovasculares,  síndrome metabólica e depressão.

A coordenadora do Ambulatório de Psoríase e Doenças Graves da UCPel, Joice Goebel, explica sobre a importância do debate sobre o tema. “Cerca de 1,3% da população do nosso país é afetada pela doença, que ainda é subdiagnosticada, causando importante impacto físico e emocional aos pacientes portadores. 

O ambulatório de psoríase e doenças graves da UCPel surgiu como forma de amparo aos pacientes, os quais podem receber o acolhimento e tratamento adequado. “Com a revolução da medicina após o aparecimento dos medicamentos imunobiológicos, disponíveis tanto na rede privada quanto pública, mediante correta avaliação e prescrição, conseguimos ofertar uma melhora de 90% a 100% aos pacientes, melhorando de forma significativa a qualidade de vida”, explica.

Para receber o atendimento no ambulatório da UCPel, o paciente deve ter o encaminhamento mediante justificativa via Secretaria de Saúde. A docente Joice Goebel, Dr. Hiram Larangeira e Ralph da Rosa são responsáveis pela coordenação do ambulatório.

Redação: Lucia Ippolito