Vestibular Medicina UCPel 2025

A Medicina da UCPel é considerada a maior Escola Médica do Rio Grande do Sul, com a oferta de 180 vagas. O curso é anual, tem a duração de seis anos e funciona em turno integral.

Um dos diferenciais do ensino proposto pela Católica de Pelotas é a divisão de acadêmicos em módulos de 20 alunos nas disciplinas práticas, o que privilegia o acesso ao conteúdo e ao contato com professores. Em algumas disciplinas, esse módulo é subdividido entre 5 e 10 alunos com a atuação de dois professores ou mais.

Titulação: Médico

Carga Horária: 7914 horas

Duração do Curso: 6 anos

Turno de Funcionamento: Integral

Data Criação: Resolução CONSUN/UCPel, Ata n° 5 de 15/12/1962, publicado em 15/12/1962, Parecer n° 372/1962 CEF de 17/12/1962. Reconhecimento do MEC: Decreto Federal n° 62.183, 29/01/1968, DOU 01/02/68.

Nota no Enade: 3 / Conceito no MEC: 4

Diferenciais do curso da UCPel:

  • Hospital de referência próprio voltado prioritariamente para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e dois hospitais conveniados;
  • Campus totalmente voltado à saúde, local onde ocorrem os atendimentos especializados;
  • 9 UBS sendo 6 administradas e 3 conveniadas (Leocádia, Getúlio Vargas e Bom Jesus);
  • Administração de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola);
  • Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento e Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital para aperfeiçoamento na área de pesquisa;
  • Residência nas áreas de Cirurgia Geral, Clinica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatologia e Pediatria
  • Professores qualificados, com formação específica e experiência com atuação médica;
  • Projeto didático-pedagógico atualizado;
  • Novas tecnologias para consolidação de aprendizagens por meio de simulação realística e treinamento de habilidades: Atendimento ao Recém Nascido, Comunicação, Enfermaria, Sala de Parto, Técnica Cirúrgica, Unidade Básica de Saúde, Urgência e Emergência.
  • Laboratório das áreas básicas e específicas: Anatomia Humana, Bioquímica, Fisiologia, Histologia, Microbiologia e Parasitologia e Patologia.
  • Realização de atividades de extensão em equipes multidisciplinares;
  • Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE): Apresenta o curso, a identidade institucional, e as atividades acadêmicas ofertadas para a formação integral, valorizando a experiência, o sentimento de pertencimento e a integração entre os estudantes.
  • Regulamento de Apoio ao Aluno com Deficiência: Garante um sistema educacional inclusivo, com atividades de promoção e prevenção à saúde.
  • Campus Digital: Oportuniza a produção de conteúdos multiformato/multimeio.
  • Minha Biblioteca e a Biblioteca +A: Apresenta o recurso de leitura de tela, visando a acessibilidade metodológica e digital. 
  • Núcleo Pedagógico: Desenvolvimento das habilidades acadêmicas e atendimento educacional especializado, inclusive ao estudante com deficiência, transtornos de aprendizagem e do espectro autista (Lei Nº 12.764/2012). 
  • Apoio psicológico individual: Voltado ao discente da UCPel que esteja passando por dificuldades emocionais, acadêmicas ou de adaptação. 
  • Acessibilidade arquitetônica: possui piso tátil; elevador; banheiros com lavatórios de meia coluna, rampas, balcões e bebedouros adaptados para cadeirantes 
  • Central de Atendimento e a Seção de Documentação e Registro Acadêmico (SDRA): Atendimento direto das demandas individuais do aluno, referentes à matrícula, organização do curso, intermediação e acompanhamento de estágios e atividades complementares. 
  • Minha UCPel: Acompanha todas as informações referentes ao curso (acadêmicas e financeiras). 
  • Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR): Responsável pela intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, intercâmbios nacionais e internacionais, e participação extracurricular em extensão. 
  • Bolsas de Iniciação Científica: Promovem o aperfeiçoamento acadêmico e por meio de iniciativas de fomento, auxiliam na permanência. 
  • Fundação Dom Antônio Zattera e o Programa Universidade para Todos (PROUNI): Concede financiamento/bolsa para estudantes com menor renda familiar, por meio de edital anual. 
  • Núcleo de Integração, Ensino, Pesquisa e Assistência (NIEPAS): Reforça as estratégias de apoio discente, formaliza e operacionaliza os processos de ensino e pesquisa acadêmica desenvolvidos na rede de saúde UCPel.
  • Comissão Própria de Avaliação (CPA): Permite averiguar critérios importantes para permanência discente, como acessibilidade metodológica, relação docente/discente, intermediação de dificuldades de aprendizagem, relação ensino-pesquisa-extensão, mobilidade acadêmica.

Acolhimento aos alunos

O aluno do curso de Medicina da UCPel é acolhido e amparado institucionalmente em diversos espaços/setores viabilizados, em sua maioria, pela Pró-Reitoria Acadêmica (PRAC), cuja política de relacionamento com os estudantes encontra-se muito bem consolidada. Estas estratégias são uma resposta humanizada às necessidades dos estudantes, mediante a oferta de serviços e ações, praticados permanentemente.

As ações de acolhimento são lideradas pelo coordenador do curso e pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), visando a apresentação do curso, da identidade institucional, e em linhas gerais, as atividades acadêmicas ofertadas para a formação integral. Tais ações valorizam a experiência, o sentimento de pertencimento e a integração entre os estudantes; criando espaços seguros para  escuta ativa e troca de experiências. 

A política de acolhimento e permanência atende a todos os alunos regularmente matriculados no curso. Há ações para instrumentalização do aluno à vida universitária, como treinamento para uso do Campus Digital e sistema de registros Minha UCPel, uso da Biblioteca Central, meios  para o acompanhamento de editais, e apresentação de todos os serviços de apoio ao discente. 

A instituição, cria meios para a transposição de barreiras atitudinais, comunicacionais, digitais, instrumentais, metodológicas, arquitetônicas e programáticas que são essenciais para a permanência do estudante.  Inclusive, por meio da Resolução N° 490/2023, colocou-se em vigor o Regulamento de Apoio ao Aluno com Deficiência, propondo a garantia de um sistema educacional inclusivo. Destacam-se também, atividades de promoção e prevenção à saúde e qualidade de vida do estudante e o atendimento a portas abertas da coordenação do curso. 

A acessibilidade programática é alcançada por meio da publicação de planos de ensino, cronogramas e calendário acadêmico, ao início do período letivo no sistema UCPel. Há oferta periódica do programa de nivelamento em informática e programação (acessibilidade digital); língua portuguesa e metodologia científica (acessibilidade metodológica). 

A acessibilidade metodológica, é alcançada de maneira exitosa e inovadora, através das ferramentas do Campus Digital que oportuniza a produção de conteúdos multiformato/multimeios. A Minha Biblioteca e a Biblioteca +A, têm o recurso de leitura de tela, visando a acessibilidade metodológica e digital. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS) utilizadas, reduzem barreiras de comunicação e físicas, bem como de acesso aos novos conhecimentos. Atendendo ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei N° 13.146/2015), dispõe-se das tecnologias assistivas, como computadores com NVDA e DOSWOX e teclado em  Braille. 

Visando a transposição de barreiras atitudinais/instrumentais, oferta-se atendimento no Núcleo Pedagógico para o desenvolvimento das habilidades acadêmicas e atendimento educacional especializado, inclusive ao estudante com deficiência, transtornos de aprendizagem e do espectro autista (Lei Nº 12.764/2012). Os serviços estendem-se para atendimento e orientação à família do estudante; elaboração de plano de desenvolvimento individual e para uso das tecnologias assistivas. 

As ações de apoio psicológico individual, são voltadas ao discente da UCPel que esteja passando por dificuldades emocionais, acadêmicas ou de adaptação. Um manual próprio orienta os profissionais da educação quanto à condução de situações graves em saúde mental dos discentes. Há também o apoio de psicólogos parceiros que realizam atendimento a baixo custo para os estudantes. Complementam os serviços de apoio ao estudante, aqueles que auxiliam na identificação de fatores sociais, culturais e econômicos que possam interferir no desempenho acadêmico. Quanto à saúde física, no ambiente estudantil, evidencia-se também a Portaria N° 099/2021, na qual proíbe-se o consumo de todos os produtos fumígenos nas dependências da UCPel.

A acessibilidade arquitetônica inclui piso tátil; elevador; banheiros com lavatórios de meia coluna, rampas, balcões e bebedouros adaptados para cadeirantes. Ademais, espaços como o laboratório de informática; biblioteca; salas de estudo, de convivência, descanso no Campus I; e o refeitório no Campus da Saúde, também garantem acessibilidade, por meio de bancadas elevadas, cadeiras para obesos nas salas de estudos e computador em bancada acessível.

A Central de Atendimento e a Seção de Documentação e Registro Acadêmico, realizam o atendimento direto das demandas individuais do aluno, referentes à matrícula, organização do curso, intermediação e acompanhamento de estágios e atividades complementares. Também, viabiliza o encaminhamento do aluno para outros serviços/setores que possam auxiliar no acolhimento e permanência. O aluno pode agendar atendimento via e-mail, telefone ou comparecer pessoalmente ao Campus I. 

No sistema Minha UCPel, acompanha todas as informações referentes ao curso (acadêmicas e financeiras). Estes serviços encontram-se em conformidade com o previsto na portaria normativa sobre informações acadêmicas (Portaria N° 40/2010) e constituem ferramentas comprovadamente eficazes para o apoio ao aluno.

A intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, intercâmbios nacionais e internacionais, e participação extracurricular em extensão, é conduzida pelo Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), que recebe e encaminha propostas de instituições de fora do país, acolhe demandas internas de cooperação internacional e disponibiliza os editais de extensão com bolsas remuneradas e voluntárias, efetivando o ingresso a estas atividades. 

O Programa de Monitoria (Resolução N°348/2016) e Monitoria de Atividade Complementar Geral, assim como as bolsas de Iniciação Científica, promovem o aperfeiçoamento acadêmico e por meio de iniciativas de fomento, auxiliam na permanência. A Fundação Dom Antônio Zattera e o Programa Universidade para Todos (PROUNI), concedem financiamento/bolsa para estudantes com menor renda familiar, por meio de edital anual. 

O Núcleo de Integração, Ensino, Pesquisa e Assistência (NIEPAS) vinculado ao hospital universitário, reforça as estratégias de apoio discente, nos cenários de prática para inserção do aluno no Sistema Único de Saúde. Formaliza e operacionaliza os processos de ensino e pesquisa acadêmica desenvolvidos na rede de saúde UCPel e demais centros assistenciais conveniados.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), por meio de distintas avaliações, permite averiguar critérios importantes para permanência discente. Tais como, acessibilidade metodológica, relação docente/discente, intermediação de dificuldades de aprendizagem, relação ensino-pesquisa-extensão, mobilidade acadêmica. Informações estas que servem como referência para a gestão do curso. As avaliações da CPA estão disponíveis para toda a comunidade, interna e externa. Também é importante salientar que há representação estudantil nas diversas esferas hierárquicas institucionais: Conselho Universitário, Conselho Consultivo,  Colegiado do Curso, CPA, Diretório Central dos Estudantes e Diretório Acadêmico de Medicina Moacir Jardim (DAMJ). Este último, possui diversos canais de comunicação com o discente, inclusive um e-mail para ouvidoria.

Em conclusão, o curso de Medicina oferece ao aluno ações de acolhimento e permanência, acessibilidade metodológica e instrumental, monitoria, nivelamento, intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, apoio psicopedagógico, participação em centros acadêmicos, e intercâmbios nacionais e internacionais. O critério aditivo que contempla ações comprovadamente exitosas fica evidenciado por meio da incorporação de tecnologia para viabilizar o acesso a praticamente todos os serviços ofertados, facilitando a intermediação dos processos entre os estudantes e a instituição. Assim como, pela realização de análises dos indicadores de atenção às demandas da comunidade acadêmica.

Tecnologia

Formato do Curso

A rotina do estudante de Medicina é corrida. As aulas ocorrem em turno integral, em distintas densidades tecnológicas.

Desde o começo do curso o aluno atua no atendimento de saúde prestado à comunidade para conhecer territórios e seus problemas; participa de consultas; faz visitas domiciliares, discute casos com colegas e professores.

Já no segundo ano o acadêmico conhecerá mais da realidade do SUS, começa a frequentar o hospital e atender pacientes com supervisão.

No terceiro ano o atendimento passa a ser direcionado a necessidades materno infantil e de outros grupos específicos.

No quarto ano os conhecimentos em administração pública hospitalar são aprofundados, juntamente com uma melhor compreensão do SUS e das legislações sobre saúde;

Quintos e sextos anos são de atuação em estágios e totalmente voltados aos atendimentos médicos.   

Currículo

O curso de Medicina da UCPel está estruturado para proporcionar formação geral e integral aos estudantes por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão a partir do primeiro ano do curso. O objetivo principal da formação é desenvolver competências profissionais nas áreas de atenção, gestão e educação em saúde, levando em consideração o sistema de saúde vigente no país, o compromisso social e as políticas para a promoção da cidadania e dos direitos humanos. O currículo prioriza as necessidades em saúde individuais e coletivas no contexto local e regional, assim como também se preocupa com a dinâmica das mudanças culturais, ambientais, científicas e da profissão.

Observação:

Os seguintes estágios fazem parte do Internato em Medicina, distribuídos pelos dois últimos anos/eixos do curso:

  • Estágio em Clínica Médica
  • Estágio em Clínica Cirúrgica
  • Estágio em Ginecologia e Obstetrícia
  • Estágio em Medicina Intensiva
  • Estágio em Pediatria
  • Estágio em Estratégia Saúde da Família I
  • Estágio em Estratégia Saúde da Família II
  • Estágio em Estratégia Saúde da Família III
  • Estágio em Saúde Mental
  • Estágio em Urgência e Emergência
  • Estágio em Área Optativa

Unidade CurricularCarga Horária
Antropologia Médica34h
Fundamentos de Psicologia Médica34h
Morfofisiologia Humana578h
Necessidades em Saúde170h
Teologia e Saúde34h
Atividades Complementares Gerais I – A20h
Atividades Complementares Gerais I – B20h
Atividade Complementar Específica I10h
Programa de Extensão Integrador Institucional (PEII): Direitos Humanos e Cidadania60h
Unidade Curricular Extensionista I (UCEx I): Saúde Fora do Consultório102h

Unidade CurricularCarga Horária
Atenção Primária à Saúde204h
Bioética34h
Genética51h
Imunologia Clínica34h
Microbiologia e Parasitologia102h
Propedêutica272h
Psicologia Médica34h
Atividades Complementares Gerais II – A20h
Atividades Complementares Gerais II – B20h
Atividade Complementar Específica II10h
Unidade Curricular Extensionista II (UCEx II): Sala de Espera136h
Unidade CurricularCarga Horária
Medicina Legal34h
Necessidades em Saúde de Populações Específicas e Diversas +204h
Oftalmotorrinolaringologia68h
Patofarmacoimagenologia Clínica578h
Técnica Cirúrgica153h
Atividades Complementares Gerais III – A20h
Atividades Complementares Específicas III30h
Atividades Complementares Optativas – IA30h
Atividades Complementares Optativas – IB30h
Unidade Curricular Extensionista III (UCEx III): Ações Programáticas Estratégicas76h
Unidade CurricularCarga Horária
Administração e Planejamento em Saúde68h
Clínica Cirúrgica164h
Clínica Geral de Adultos368h
Ginecologia e Obstetrícia130h
Pediatria210h
Psiquiatria66h
Atividades Complementares Gerais IV – A20h
Atividade Complementar Específica IV30h
Programa Interprofissional Extensionista (PIEx): A60h
Programa Interprofissional Extensionista (PIEx): B60h
Unidade CurricularCarga Horária
Estágio em Área Optativa136h
Estágio em Clínica Cirúrgica400h
Estágio em Clínica Médica400h
Estágio em Estratégia de Saúde da Família I300h
Estágio em Estratégia de Saúde da Família II300h
Estágio em Estratégia de Saúde da Família III300h
Estágio em Clínica Ginecológica e Obstétrica400h
Estágio em Medicina Intensiva200h
Estágio em Pediatria400h
Estágio em Saúde Mental200h
Estágio em Urgência e Emergência200h
Unidade Curricular Extensionista IV (UCEx IV): Diversidade +100h
Unidade Curricular Extensionista V (UCEx V): Cuidado Continuado100h
Unidade Curricular Extensionista VI (UCEx VI): Cuidado Complementar e Paliativo64h
Unidade Curricular Extensionista VII (UCEx VII): Feira de Saúde36h

Professores

O corpo docente é composto predominantemente por médicos, além de profissionais da área da saúde e humanas, contribuindo para a formação integral, em contextos multiprofissionais.

Com professores capacitados em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, o curso permite ao estudante de Medicina assumir o papel de protagonista, nos distintos cenários de atuação. Destaca-se também, o compromisso com a humanização do ensino, o respeito à diversidade e o bem-estar do estudante.

O elevado número de mestres e doutores, bem como, de docentes inseridos no mercado de trabalho, contribui para qualificar a relação entre ensino e assistência, possibilitando ao aluno, conhecer as necessidades de saúde da população locorregional, capacitar-se tecnicamente e vivenciar a realidade profissional.

Coordenador: Prof. Cayo Otávio Moraes Lopes

E-mail: medicina@ucpel.edu.br

Telefone: (53) 2128.8278

Hospital Universitário

O Hospital Universitário São Francisco de Paula é considerado o maior laboratório de ensino da UCPel. O aluno tem acesso a todos os setores voltados à assistência à saúde e aprende atendendo a comunidade.  Ao ingressar no internato, no quinto e no sexto ano, o aluno passa a integrar a equipe de trabalho do hospital e atua nos três níveis de atenção à saúde.

Infraestrutura

A UCPel possui mais de 80 salas de atendimento médico, espaço em que o contato médico/paciente é incentivado. Além de laboratórios tradicionais como o de fisiologia e morfologia, o acesso a tecnologia de ponta, como o Laboratório de Simulação Realística, a mesa digital, e a instrumentos como o Body Interact (com inúmeros casos clínicos que podem ser resolvidos virtualmente), auxiliam na construção do raciocínio clínico.

Valores

A mensalidade do curso de Medicina da Católica de Pelotas é uma das mais atrativas do Rio Grande do Sul.

A UCPel ainda possui crédito estudantil próprio regido por edital com seleção anual. Também existe a possibilidade de obter crédito em instituições bancárias parceiras da Universidade, como o banco Banrisul.    

guia do financiamento UCPel

Vestibular

Anualmente, a Católica de Pelotas promove Vestibular voltado ao curso de Medicina.

As inscrições ocorrem no site do Vestibular UCPel