Curso de Medicina
A Medicina da UCPel é considerada a maior Escola Médica do Rio Grande do Sul, com a oferta de 180 vagas. O curso é anual, tem a duração de seis anos e funciona em turno integral.
Um dos diferenciais do ensino proposto pela Católica de Pelotas é a divisão de acadêmicos em módulos de 20 alunos nas disciplinas práticas, o que privilegia o acesso ao conteúdo e ao contato com professores. Em algumas disciplinas, esse módulo é subdividido entre 5 e 10 alunos com a atuação de dois professores ou mais.
Titulação: Médico
Carga Horária: 7914 horas
Duração do Curso: 6 anos
Turno de Funcionamento: Integral
Data Criação: Resolução CONSUN/UCPel, Ata n° 5 de 15/12/1962, publicado em 15/12/1962, Parecer n° 372/1962 CEF de 17/12/1962. Reconhecimento do MEC: Decreto Federal n° 62.183, 29/01/1968, DOU 01/02/68.
Nota no Enade: 3 / Conceito no MEC: 4
Também estão entre os diferenciais do curso da UCPel:
- Hospital próprio voltado prioritariamente para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Campus totalmente voltado à saúde, local onde ocorrem os atendimentos ambulatoriais;
- Administração de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s);
- Administração de dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);
- Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento para aperfeiçoamento na área de pesquisa;
- Professores qualificados, com formação específica e experiência com atuação médica;
- Currículo atualizado;
- Acesso a diversos Laboratórios que propiciam a criação de inúmeros cenários de atuação: (Histologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Anatomia, Patologia Microscópica e Macroscópica, Embriologia e Habilidades e Simulação);
- Realização de atividades de extensão em equipes multidisciplinares;
- Residência nas áreas de Clinica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatologia e Pediatria
Formato do Curso
A rotina do estudante de Medicina é corrida. As aulas ocorrem em turno integral, começam às 8h, e dependendo do ano o aluno pode frequentar até cinco locais diferentes (entre Campus Saúde, Hospital, Campus I, Instituto Médico Legal e UBS).
Desde o começo do curso o aluno atua no atendimento de saúde prestado à comunidade para conhecer territórios e seus problemas; participa de consultas; faz visitas domiciliares, discute casos com colegas e professores.
Já no segundo ano o acadêmico conhecerá mais da realidade do SUS, começa a frequentar o hospital e a tender pacientes com supervisão.
No terceiro ano o atendimento passa a ser direcionado a necessidades materno infantil e de outros grupos específicos.
No quarto ano os conhecimentos em administração pública hospitalar são aprofundados, juntamente com uma melhor compreensão do SUS e das legislações sobre saúde;
Quintos e sextos anos são de atuação em estágios e totalmente voltados aos atendimentos médicos.
Currículo
As disciplinas propostas têm como eixo central a saúde coletiva. Conteúdos teóricos associados a atividades práticas são responsáveis por garantir uma formação adequada à complexidade da saúde nos tempos atuais.
Observação:
Os seguintes estágios fazem parte do Internato em Medicina, distribuídos pelos dois últimos anos/eixos do curso:
- Estágio em Clínica Médica
- Estágio em Clínica Cirúrgica
- Estágio em Ginecologia e Obstetrícia
- Estágio em Medicina Intensiva
- Estágio em Pediatria
- Estágio em Estratégia Saúde da Família I
- Estágio em Estratégia Saúde da Família II
- Estágio em Estratégia Saúde da Família III
- Estágio em Saúde Mental
- Estágio em Urgência e Emergência
- Estágio em Área Optativa
Professores
O corpo docente do curso de Medicina da UCPel é composto por professores destacados e reconhecidos em suas áreas de atuação. Além de formação específica para o exercício da docência, são ainda capacitados para realizar atendimento ao paciente de forma simultânea à orientação ao aluno.
Significativa parte dos professores da graduação permanece com o trabalho em consultórios médicos, clínicas e hospitais. Essa integração mercado de trabalho e ensino é responsável por promover a atualização constante de novas técnicas e métodos de aprendizagem.
Coordenador: Prof. Cayo Otávio Moraes Lopes
E-mail: medicina@ucpel.edu.br
Telefones: (53) 2128.8222; (53) 2128.8278; (53) 2128.8216 e (53) 2128.8246
Hospital Universitário
O Hospital Universitário São Francisco de Paula é considerado o maior laboratório de ensino da UCPel. O aluno tem acesso a todos os setores voltados à assistência à saúde e aprende atendendo a comunidade.
Ao ingressar no internato, no quinto e no sexto ano, o aluno passa a integrar a equipe de trabalho do hospital e atua junto aos três níveis de atenção à saúde: prevenção, tratamento especializado e cirurgia e reabilitação.
Infraestrutura
A UCPel possui mais de 80 salas de atendimento médico, espaço em que o contato médico/paciente é incentivado. Além de laboratórios tradicionais como o de fisiologia e morfologia, o acesso a tecnologia de ponta, como o Laboratório de Simulação Realística, a mesa digital, e a instrumentos como o Body Interact (com inúmeros casos clínicos que podem ser resolvidos virtualmente), auxiliam na construção do raciocínio clínico.
Valores
A mensalidade do curso de Medicina da Católica de Pelotas é uma das mais atrativas do Rio Grande do Sul.
A UCPel ainda possui crédito estudantil próprio regido por edital com seleção anual. Também existe a possibilidade de obter crédito em instituições bancárias parceiras da Universidade, como o banco Banrisul.
Vestibular
Anualmente, a Católica de Pelotas promove Vestibular voltado ao curso de Medicina. A prova será composta por 50 questões objetivas mais uma redação.
As inscrições ocorrem no site do Vestibular UCPel