Interesse Medicina

Enfermeiros do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), estiveram, na última semana, no Hospital de Simulação (HSim) para treinamento de abordagem a pacientes em situações de parada cardiorrespiratória. Este é o primeiro treinamento de Suporte Básico de Vida realizado no espaço. 

A atividade, ministrada pela professora da Medicina da UCPel e coordenadora do HSim, Ana Cristina Moraes, e pela professora da Enfermagem, Samanta Bastos, capacitou cerca de 60 enfermeiros que atuam nos mais diversos núcleos assistenciais do HUSFP. O treinamento teve foco no suporte básico de vida, incluindo a prática de massagens cardiorrespiratórias e outras técnicas de primeiros socorros.

Ana Cristina Moraes, coordenadora do HSim e professora da Medicina, pontuou a importância da ação: “Isso faz com que os enfermeiros multipliquem os conhecimentos adquiridos com os demais colegas. A troca de experiências e de conhecimentos é necessária para que o cuidado com o paciente esteja sempre como prioridade pra nós”.

Um dos enfermeiros que participou da capacitação, Cassiano Neves Pinho, que trabalha na UTI do HUSFP, entende como necessária essa atividade: “estamos sempre próximos aos pacientes e precisamos estar constantemente atualizados”, afirmou.

 

Qualidade e excelência

Pinho elogiou, também, a qualidade e a tecnologia do HSim. “Em 2012, me formei em Enfermagem aqui na UCPel. É muito importante ter um espaço como esse para a nossa formação. Os professores e a estrutura da universidade já era ótimo. Agora, com o HSIM, atingimos um novo nível de excelência”, destacou o profissional.

O HSim é um espaço dedicado à prática e ao treinamento de estudantes e profissionais da área da saúde. O espaço conta com 14 laboratórios e área construída de 1.021 metros quadrados. A unidade fica no Campus Saúde e conta com tecnologia de ponta para treinamentos, garantindo, assim, a segurança de estudantes e pacientes.

 

Fotos: Bruno Böhm