
Duas professoras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram reconhecidas durante o Congresso Brasileiro de Neurodesenvolvimento, um dos principais eventos científicos da área no país. A premiação foi durante a edição de 2025 do congresso, realizada em São Paulo, e destaca o trabalho de excelência desenvolvido na área da neurociência aplicada à infância.
As docentes premiadas foram Ana Carolina Cuimbra, do curso de Medicina, e Karen Jansen, do curso de Psicologia. Elas apresentaram a pesquisa “Relação entre desfechos de saúde e quesito raça/cor em uma amostra de escolares de 7 e 8 anos da rede pública de ensino”, que foi reconhecida pela relevância do tema com a segunda colocação.
Segundo a professora Ana Carolina Cuimbra, a premiação representa a parceria entre a comunidade e a universidade. “Este trabalho destaca os impactos das desigualdade socioeconômicas e do racismo estrutural na saúde das crianças. A Universidade foi importante pois está sempre nos incentivando a estudar, pesquisar e a levar conhecimento para a comunidade. Que o conhecimento ultrapasse as paredes da universidade”, destacou.
O trabalho
O estudo apresentado pelas professoras abordou questões de saúde de crianças de 7 e 8 anos de idade, a partir de uma amostra probabilística de base escolar. Os resultados apontam que há uma maior prevalência de problemas emocionais e comportamentais entre as crianças pretas e pardas quando comparadas às de cor da pele branca. Também foi verificado que as crianças pretas ou pardas tinham mais insegurança alimentar e níveis mais elevados de estresse percebido. O trabalho foi selecionado entre dezenas de apresentações por sua originalidade, aplicabilidade clínica e rigor metodológico.
O Congresso Brasileiro de Neurodesenvolvimento reuniu pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes e especialistas de todo o Brasil para discutir os avanços científicos e as práticas mais atualizadas na área. A premiação recebida pelas professoras da UCPel é um reflexo do investimento da instituição em ensino, pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento humano integral.