O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conquistou a nota 5, a avaliação máxima, no processo de recredenciamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (22), destacando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, e o anúncio foi feito em coletiva de imprensa.
Reconhecimento
O coordenador do curso de Medicina, professor Cayo Lopes, também destacou a importância da avaliação positiva. “É um sentimento de muita gratidão! Como estudante, nos anos 2000, vivenciamos uma avaliação negativa junto ao MEC. Assim, nós, estudantes, saímos às ruas, em protesto, para que o curso de medicina da UCPel seguisse com a sua formação. Utilizamos camisetas com a frase: ‘a medicina da UCPel vai acabar…’, na frente e ‘se tornando a melhor do Brasil’, atrás. Hoje, vemos esse sonho se tornar realidade. É uma honra presenciar e liderar esse processo e participar da formação pedagógica que transforma vida”, disse Lopes.
A estudante Lorena Guedes, coordenadora do Diretório Acadêmico (DA) de Medicina, se mostrou igualmente orgulhosa. “Estou extremamente feliz por ter conquistado a excelência na nota do MEC. Posso dizer que sou privilegiada por estudar numa instituição e em um curso que tem tanto prestígio e é referência no ensino da Medicina. A gente sempre recebe aquilo que oferece e o nosso resultado não poderia ser diferente: demos a excelência e recebemos-a de volta”, declarou.
A Avaliação do MEC
A UCPel, que abriga a maior escola médica do Rio Grande do Sul e uma das melhores do Brasil, agora é a única instituição da Zona Sul do Estado a alcançar a nota máxima na avaliação do MEC. O processo de recredenciamento, que foi feito pela última vez na UCPel em 2017, envolve uma análise detalhada de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. A instituição foi reconhecida com excelência nas três dimensões avaliadas
“Este resultado é um reflexo da qualidade do nosso projeto pedagógico, da competência de nossos docentes e da estrutura moderna e funcional que oferecemos aos nossos alunos”, explicou a professora Patrícia Giusti, procuradora institucional da UCPel.
Estrutura de qualidade
A UCPel abriga a maior Escola de Medicina do Rio Grande do Sul, com mais de 60 anos de tradição e um projeto pedagógico inovador, que alia teoria à prática desde o primeiro ano. A estrutura de apoio inclui hospital próprio, ambulatórios, unidades básicas de saúde, auditórios e salas com tecnologia de ponta voltada ao ensino.
A instituição conta com um hospital próprio, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), que atendeu em 2024 cerca de 150 mil pessoas de toda a região. Outro diferencial é o Hospital de Simulação (HSim) — o primeiro do Estado. Localizado no Campus Saúde, o HSim é referência em ensino prático e conta com 11 salas de simulação completa e três de habilidades, equipadas com manequins e tecnologia de última geração para o treinamento de estudantes, profissionais da saúde e até fabricantes de dispositivos médicos.
Os 1080 alunos do curso também têm acesso ao atendimento na saúde primária, pois a UCPel faz a gestão de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS): Pestano, Py Crespo, Sanga Funda, Fátima, união de Bairros e Areal. Nas unidades são realizadas mais de 272 mil atendimentos por ano.
A formação dos futuros médicos da UCPel é conduzida por um corpo docente altamente qualificado, composto por cerca de 200 professores, o que garante uma formação sólida e humanizada.
Celebração
Nesta terça-feira (23), a UCPel promoverá uma celebração com os alunos, professores e toda a comunidade acadêmica. Será no saguão do Campus I (rua Gonçalves Chaves, 373), a partir das 16h. Os alunos, ainda, farão um abraço simbólico ao Campus.
A UCPel lança, também, uma série de figurinhas e materiais de divulgação com a excelente avaliação do MEC. Baixe aqui.
Vestibular 2026
As inscrições para o Vestibular do curso de Medicina, que obteve a nota máxima do MEC, estão abertas. A prova ocorrerá no dia 1° de novembro e oferece 173 vagas para a turma de 2026. O processo seletivo será realizado de forma remota e síncrona, em uma única etapa. Os candidatos serão monitorados por meio de um sistema on-line que registra a realização da prova, com o acompanhamento de fiscais.
A prova terá início pontualmente às 9h e poderá ser realizada em até três horas. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de outubro, através do site oficial da UCPel.
Redação: Lucas Pereira
Fotos: Leandro Lopes