O Vestibular 2021 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para Medicina e Odontologia será on-line. Antes de mais nada, deixe o preconceito de lado e confira o check list do Vestibular que fizemos para explicar tudinho sobre o processo seletivo, marcado para o dia 13 de dezembro.

Para começo de conversa, a opção pela realização de um vestibular on-line – ou remoto – como também é chamado, foi a alternativa viável devido ao grave momento epidemiológico vivido no Brasil e no mundo, decorrente do novo coronavírus. Desta forma, todos os candidatos poderão prestar a prova em segurança e com toda a tranquilidade.

Desde que começou a desenhar como seria a realização de um vestibular on-line para os cursos de Medicina e Odontologia, a grande preocupação foi com a segurança de cada etapa. Com mais de 50 anos de existência, o curso de Medicina da UCPel conhece o empenho e a dedicação dos candidatos vocacionados à área da saúde. Por isso, toda uma estratégia para garantir a lisura do resultado foi montada. Vamos conhecer mais?

Monitoramento ao vivo

Simm, você será acompanhado ao vivo, durante todo o período da prova por um software de inteligência artificial de monitoramento. Tipo o Big Brother. Um fiscal remoto de prova acessará em tempo real a câmera, o microfone e a tela de prova do candidato.

Por isso, atenção: o candidato deve sempre manter o rosto visível diante da câmera, sob pena de eliminação do processo seletivo. Todas as imagens, sons e ruídos capturados serão salvos para avaliação de reconhecimento facial do inscrito, seu comportamento durante a prova e ocorrências sonoras. Ainda será possível identificar o IP do computador e rastrear o comportamento do teclado e do mouse.

Também durante a realização da prova, o candidato não poderá sair da frente da câmera para ir ao banheiro, por exemplo. Nesse sentido, não poderá conversar ou ser interrompido por algum familiar. O candidato que abandonar a prova não poderá retornar para acessá-la novamente, sendo ela considerada finalizada. As principais informações estão reunidas no vídeo abaixo:

Formato da prova

Vamos falar da parte mais importante: a temida prova. Nesta edição serão 30 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Áreas como Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) serão avaliadas.

Para a realização da prova, o candidato deverá estar conectado online, no mínimo 60 (sessenta) minutos, antes de seu início, com o documento de identidade original com fotografia recente em bom estado de conservação. O procedimento será adotado para a identificação preliminar, captura de imagem do documento com foto, captura de imagem do rosto e conferência e/ou preenchimento/correção dos dados de inscrição.

Nesse sentido, também não será permitida a realização da prova em horário diferente do estabelecido no comprovante de inscrição. O candidato deverá selecionar e preparar previamente ambiente adequado (silencioso e com boa iluminação) para a realização das provas, de maneira que possa ficar isolado de outras pessoas.

Check list vestibular: o que não pode

  • Não é permitido ao candidato o uso de relógio de qualquer espécie;
  • Não será permitido manter consigo qualquer tipo de alimento;
  • É expressamente vetado o uso de estojos ou congênere;
  • Conversar com outras pessoas (a presença, detecção de imagem ou voz de outra pessoa implica em eliminação e desclassificação automática do candidato);
  • Não pode utilizar óculos escuros, protetores auriculares, artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro e similares), adornos, tais como bijuterias (brincos, piercings, colares, anéis, aliança, etc.);
  • Portar lápis, canetas de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, revistas, impressos, anotações;
  • Usar dispositivos eletrônicos (máquinas calculadoras, máquina fotográfica, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, notebook, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, fones, relógios, alarmes de qualquer espécie ou quaisquer receptores ou emissores de dados e mensagens), mesmo que separados da bateria e/ou desligados);
  • Na ocorrência de algum sinal eletrônico (toque de celular e assemelhados, sinal de rádio frequência, alarmes de relógio e de carro) durante a realização da prova, ao ser identificado, o candidato será excluído do Processo Seletivo;
  • Poderá ser solicitado ao candidato manter o cabelo preso com as orelhas à mostra;
  • Não será permitido o porte e uso de medicamentos durante a realização da prova. (Entretanto: será permitido o uso de medicamentos, óculos escuros e aparelhos de correção, desde que indicados por prescrição médica, mediante requerimento do interessado preenchido e enviado para o e-mail coperps@ucpel.edu.br, até a data limite de 20 de novembro de 2020, acompanhados de laudo médico, indicando a necessidade de sua utilização).

Check list vestibular: o que pode

  • Uma garrafa de água (de material transparente) ;
  • Documento de identidade
  • Uma folha de papel totalmente em branco, sem pauta, para uso de rascunho em cada uma das etapas;
  • Caneta esferográfica preta ou azul (fabricada com material transparente)

Importante: A qualquer momento, o fiscal  remoto de provas poderá solicitar ao candidato que mostre os objetos autorizados.

Para dar tempo de ir ao banheiro, a prova será feita em duas etapas:

1 – Provas de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Início 8h e término às 10h;

2 – Provas de Português, Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Início 11h término às 13h.

Preciso ter um bom computador?

Para evitar problemas na hora da prova, é indicado que o seu computador tenha essas especificações:

Você precisa ser o administrador do computador para instalar um plug-in; windows 7 ou superior; navegador Firefox ou Google Chrome (atualizados). Do mesmo modo, recomenda-se ao menos 500Mb de RAM livre para execução da aplicação; conexão de Internet de 1mbps (conexão mínima recomendada) e webcam (resolução mínima recomendada de 720 x 480 pixels).

Importante: A responsabilidade por qualquer problema relacionado com os equipamentos e uso do software é unicamente do candidato, independentemente de ocorrer antes ou durante a execução da prova. Além disso, a prova não poderá ser realizada por meio de smartphone ou tablet.

Ainda não está inscrito no vestibular?

Calma que dá tempo! As informações sobre o Vestibular da UCPel estão disponíveis aqui. Se surgir dúvidas, pode assistir ao vídeo do primeiro Webinar da UCPel:

Para que tudo dê certo, é muito importante que você leia o edital atentamente para não ser surpreendido minutos antes do começo da prova. Afinal são anos de preparação, certo? Não se esqueça que a prova não poderá ser realizada através de tablets e celulares. Faça também o seu próprio check list com todos os pontos importantes e arrase em nosso vestibular. Nos vemos em 2021 ; )

2 comentários em “Check list Vestibular on-line

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *