Na maior parte das vezes, e mais abaixo explicaremos o porquê, uma faculdade de Ciências Médicas nada mais é do que uma faculdade de Medicina. Assim, se você está pensando em se candidatar para esse curso, estudará matérias como Anatomia, Imunologia e Biologia. E, quando se formar na graduação, será considerado um médico generalista.
Além das questões técnicas que abrangem essa formação, é recomendável que o estudante que pretende ingressar nessa carreira tenha habilidades para lidar com os seres humanos em sua mais ampla diversidade. Afinal de contas, a Medicina é o cuidado, a prevenção e o tratamento de doenças — sejam essas físicas ou emocionais — das pessoas.
Todos as profissões têm seu código de ética, que são documentos que contêm regras de conduta. De todo modo, o CFM — Conselho Federal de Medicina e as entidades estudantis compreenderam a importância de trazer essa questão para a fase de instrução desse profissional. Criaram, então, o Código de Ética do Estudante de Medicina.
Continue lendo e fique por dentro do funcionamento da Faculdade de Ciências Médicas! E, também, das oportunidades disponíveis nesse mercado de trabalho tão almejado!
A Faculdade de Ciências Médicas
Em um primeiro momento, aquele que optar pelo curso de Ciências Médicas se formará como médico generalista, conforme mencionamos anteriormente. Mas o que isso quer dizer exatamente? Significa que, após a conclusão da graduação, poderá atuar em Clínica Geral ou em Saúde da Família. De qualquer forma, é necessário ter o registro no CRM — Conselho Regional de Medicina.
Essa formação tem duração mínima de 6 anos. Porém, caso o profissional queira se tornar um especialista em alguma determinada área, deverá fazer uma residência ou uma especialização. A diferença é que a primeira opção funciona como um estágio remunerado e, para conquistá-la, será necessário passar na prova. Sim, como se fosse o vestibular, porém, até mais concorrido.
Especializações
Ambas as opções oferecem programas semelhantes. Já o tempo que cada uma levará vai depender da área escolhida. No total, são mais de 50 opções, e selecionamos apenas algumas delas para que você tenha uma noção:
- Cirurgia Geral;
- Dermatologia;
- Geriatria;
- Homeopatia;
- Medicina Preventiva e Social;
- Neurologia;
- Oftalmologia;
- Ortopedia e Traumatologia;
- Psiquiatria;
- Radioterapia.
Todas as 55 especialidades são reconhecidas pelo CFM. Ele foi criado em 1951 e, conforme consta no site oficial, “(…) é um órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica.” As resoluções podem ser propostas em conjunto com a AMB — Associação Médica Brasileira e a CNRM — Comissão Nacional de Residência Médica.
Matérias que serão estudadas
Em regra, a faculdade de Ciências Médicas requer um grande empenho por parte dos alunos. Afinal, além dos 6 anos, é comum que as aulas ocorram no período integral na maior parte do curso ou, até mesmo, durante todo ele. Isso sem falar nos estágios obrigatórios que ocorrem a partir do 4º ano. Veja algumas das matérias a serem estudadas:
- Antropologia;
- Fisiologia Humana;
- Imagenologia;
- Genética;
- Histologia;
- Embriologia;
- Medicina Legal
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Microbiologia;
- Pediatria;
- Psicologia Médica;
- Psiquiatria;
- Técnica Cirúrgica.
Diferenças entre Medicina e Ciências Médicas
Para compreendermos bem se há diferenças entre o curso de Ciências Médicas e o de Medicina propriamente dito, é preciso analisar cada universidade. Podemos encontrar algumas distinções. Seja como for, é importante frisar que o mais comum é que sejam sinônimos.
Há universidades que não fazem nenhuma distinção e, então, nesse caso, o estudante que se formar em Ciências Médicas será também um médico. Sendo assim, compreendemos que se trata apenas de uma questão de nomenclatura e, portanto, podemos dizer que esse estudante cursou, sim, Medicina.
Em algumas universidades, pode acontecer de o curso de Ciências Médicas corresponder a todos os demais cursos da área de saúde, de uma maneira bem ampla mesmo. Nesse caso, podemos citar, entre outros:
- Enfermagem;
- Farmácia;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia;
- Medicina Veterinária;
- Odontologia.
O mercado de trabalho
Da mesma forma como a Medicina é um dos cursos mais concorridos no Brasil, o curso de CIências Médicas é também um dos que oferece os melhores salários. Mesmo assim, essa situação pode variar muito. Isso dependerá da especialização escolhida, da região em que o médico vai atuar e, ainda, se vai ter um consultório, ministrar aulas, trabalhar em hospitais ou postos de saúde.
Plantões são a marca registrada dessa profissão. Além da necessidade de se colocar sempre de prontidão, seja quando estiver atuando em prontos-socorros, seja em atendimentos de resgate — que é quando o profissional deverá ir ao encontro do paciente em caráter de urgência. Mesmo se essas não forem suas escolhas definitivas, durante os estágios, você também passará pela experiência do plantão.
Atuando no interior
Como a maior parte dos profissionais formados em Medicina reside e trabalha nas grandes cidades, a demanda por médicos — e outros profissionais da área da saúde — no interior do Brasil é grande. Há concursos públicos para postos de saúde dessas localidades. As ofertas de salário costumam ser muito boas e, certamente, são uma excelente opção para quem está começando.
Uma situação muito importante de se ter em mente é que o médico será estudante durante toda a sua vida. Se optar em ser pesquisador então, não restam dúvidas. De qualquer forma, com o avanço da tecnologia, o surgimento de novas doenças e o aumento da população mundial são motivos suficientes para aprender algo novo a todo instante.
Saiba que, ao escolher um curso de graduação, é fundamental estar atento à qualidade do ensino oferecido por cada instituição, pois, claramente, uma universidade reconhecida tem mais chances de formar bons profissionais. E isso não poderia ser diferente quando falamos da faculdade de Ciências Médicas, não é verdade? Por isso, pesquise bastante.
Gostou de saber a respeito desse curso? Siga nossas redes sociais e conheça mais opções para a sua graduação e carreira profissional!
Me interesso pela área fisioterapia e psicologia médica