Existem diversas formas de aprender algo. Alguns preferem a teoria, e outros gostam mesmo é de botar a mão na massa. Mas e durante a graduação de Medicina tem aula prática? Isso é o que muitos se perguntam e nós vamos te mostrar nesse post que sim! Alias, pode ir se preparando, pois aprendizado prático é sinônimo da Medicina na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

medicina tem aula prática

Desde o primeiro ano de graduação, os acadêmicos de Medicina da UCPel já começam a atuar junto a comunidade. Inclusive foi justamente isso que chamou a atenção do mineiro Maycon Oliveira, e fez com que ele escolhesse a Católica de Pelotas para sua formação profissional.

Medicina Tem Aulas Práticas a Partir de Quando?

Dos seis anos de graduação, boa parte deste período o futuro médico pela UCPel passa colaborando na assistência de pacientes que chegam através do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, a maior Escola Médica do Rio Grande do Sul conta com uma grade curricular que alia a teoria com a prática.

Na Católica de Pelotas, a partir do primeiro ano do curso, o aluno poderá conhecer os territórios e seus problemas atuando no atendimento a comunidade e participando de consultas e visitas domiciliares. No terceiro e quarto anos, o acadêmico passa a frequentar o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) no qual, sob supervisão, poderá atender pacientes. Isso possibilita conhecer a realidade do SUS.

As necessidades materno infantil e de outros grupos específicos começam a fazer parte da rotina do estudante no sexto e sétimo semestre. Já no quarto ano de graduação, os conhecimentos em administração pública hospitalar serão aprofundados e o acadêmico poderá compreender o Sistema Único de Saúde e as legislações sobre saúde.

Mas se você pensa que acabou, estás completamente enganado! No quinto e sexto ano do curso, o estudante ainda terá estágios totalmente voltados aos atendimentos médicos.

Onde São Realizadas as Aulas Práticas da Medicina?

Com toda certeza, você já deve estar pensando “tudo bem, vou poder botar a mão na massa, MAS ONDE??”. Primeiramente, calma. Com um hospital próprio, o HUSFP mencionado anteriormente é uma das possibilidades que os alunos tem de colocar seus aprendizados em prática.

Além disso, a UCPel administra seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Tem ainda o Campus da Saúde Doutor Franklin Olivé Leite com uma estrutura voltada a área onde são realizados atendimentos ambulatoriais a comunidade. Ao todo, a universidade conta com mais de 80 salas de atendimento, incentivando o contato médico/paciente.

A Católica de Pelotas dispõe também de laboratórios tradicionais como o de fisiologia e morfologia, acesso a tecnologia de ponta, como o Laboratório de Simulação Realística e a instrumentos como o Body Interact (com inúmeros casos clínicos que podem ser resolvidos virtualmente).

Alunos da ucpel tendo aula prática na mesa sectra

Certamente você já ouviu falar em Mesa Sectra não é mesmo? O equipamento é o que há de mais moderno no auxílio de visualizações de imagens diagnósticas para as ciências da saúde. Esse instrumento já está transformando o ensino de medicina em 47 países. Na UCPel, essa tecnologia está proporcionando ao acadêmico o contato com a anatomia humana desde o começo da graduação.

Em resumo, são diversas as oportunidades de aprender medicina na prática. Mas se caso você ainda ficou com alguma dúvida, veja nosso e-book do curso. 👇👇

Como Ingressar no Curso de Medicina da UCPel?

Já que agora você já sabe todas as possibilidades práticas que a Católica de Pelotas proporciona, vamos falar das maneiras de como se tornar um aluno da universidade.

Além do tradicional Vestibular, o futuro acadêmico da UCPel poder fazer como o Maycon, que ingressou através do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Em outras palavras: chegou a sua vez de cursar Medicina!! Para isso, acesse o site do vestibular e confira qual a melhor forma.