Aluna de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi aprovada para residência médica no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Vitória Fickel se classificou em terceiro lugar após garantir a maior nota na prova prática na especialidade de ginecologia e obstetrícia.

Vitória concluiu sua graduação na UCPel em 2021, e fez sua  primeira residência em Medicina de Família e Comunidade em 2022. A professora e coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva, Aline Lisboa, destaca a importância desta conquista. “A Vitória viveu a simulação e entendeu que esta é uma forma importante de aprender e exercitar os aprendizados. Ela estará em um ambiente considerado o melhor Hospital da América Latina”, diz.

Simular um atendimento médico é uma das práticas do curso de Medicina da UCPel que acontece desde os primeiros anos, como uma forma de antecipar o que aconteceria com o paciente que necessita de cuidados. São exames com manequins de baixa e alta complexidade, e o exercício do diálogo como se fossem pacientes e médicos.

Vitória acredita que as práticas durante todo o período de sua formação tenham sido peça fundamental para sua aprovação. “Os  alunos são preparados para a vivência com o mundo externo. Temos contato com pessoas, um hospital universitário à nossa disposição, o Campus da Saúde com ambulatórios das mais diversas especialidades e ótimos professores. Isso tudo faz toda diferença na jornada”, ela relata.

A professora, ainda, fala sobre a qualidade do curso e  aprendizado dos alunos. “Trabalhamos para ser transformadores nos termos de tecnologia, inovação, metodologia. Com a visão do aluno protagonista. A Vitória é protagonista do próprio conhecimento, já que entende que precisa disso”, completa.

Nesta nova jornada em uma nova cidade, com novas experiências de carreira e de vida, Vitória, ainda, relata sobre seus anseios. “São muitos pacientes, muitos procedimentos inovadores como a medicina robótica, que a gente só tem essa experiência vivendo e estando aqui. Então eu tô muito feliz e muito ansiosa”, declara.

Redação: Lucia Ippolito