
O Hospital de Simulação da Universidade Católica de Pelotas (HSIM) promoveu, no último final de semana, uma formação voltada aos docentes do curso de Medicina da UCPel. Intitulada “Simulação como ferramenta de ensino”, a atividade teve como objetivo apresentar a estrutura do hospital e incentivar a aplicação da simulação clínica como método ativo de aprendizagem.
Durante o encontro, os professores participaram de vivências práticas e discussões sobre o planejamento de cenários simulados, integração entre áreas da saúde e o uso da simulação para o desenvolvimento de competências essenciais à formação médica.
De acordo com a coordenadora do HSIM, professora Ana Moraes, a proposta se afasta do ensino tradicional baseado em memorização e repetição, priorizando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e afetivas. “O HSIM permite que a gente forme profissionais diferenciados, porque aqui não ensinamos o aluno a decorar e aprender de qualquer maneira. Trabalhamos para que ele desenvolva suas habilidades e consiga executá-las com segurança”, destacou.
Ana reforça também que o ambiente simulado é essencial para garantir uma formação de qualidade, centrada no estudante e com foco na prática segura. “Quanto mais a gente treina, sob supervisão, em um ambiente seguro, mais os pacientes irão se beneficiar. O profissional chega mais preparado, mais ciente e mais atento ao cuidado com o outro”, concluiu.
A formação reforça o compromisso da UCPel com a qualificação do ensino na área da saúde, aliando metodologias ativas a uma estrutura tecnológica avançada. Novos encontros serão realizados com docentes de outros cursos da saúde, ampliando o uso da simulação clínica na Universidade.
Redação: Lizandra Vilela