Na próxima sexta-feira (15), acontece a segunda edição de um novo evento da Dermatologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que será realizado no ambulatório da área, localizado no Campus da Saúde da universidade. O encontro, com o tema “casos de psoríase grave na pele e psoríase articular” visa destacar os novos métodos de tratamento da doença. O evento tem início a partir das 14h30 e conta com uma equipe de 10 dermatologistas e dois reumatologistas. 

Além dos profissionais que estarão presentes, a atividade também conta com a presença do médico Rodrigo Pereira Duquia, subchefe da área de dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre. Ele retornará ao ambulatório da UCPel para prestigiar o evento e para enriquecer o debate sobre a doença. Na primeira edição, que aconteceu no dia 25 de agosto de 2023, o médico também compareceu. 

Junto da aula teórica, o evento também oferece uma oportunidade única a alguns pacientes com psoríase grave ou psoríase articular de serem atendidos por uma junta de médicos especialistas, que avaliarão os casos e emitirão opiniões sobre qual a melhor forma do manejo da doença.

O professor e coordenador do evento, Ralph da Rosa, revela orgulho em realizar uma segunda edição do encontro. “É bom para a população saber que existe esse tratamento perto delas, aqui na região sul.” comenta o médico. “Esse tipo de iniciativa só existe, praticamente, nas capitais. As pessoas que sofrem de casos graves de psoríase muitas vezes precisam ir até Porto Alegre ou outra capital para conseguirem atendimento”, complementa.

Além do evento, a universidade também está investindo na medicação mais moderna atualmente para esses casos, os imunobiológicos. Alguns pacientes já conseguiram aprovação para começarem os tratamentos com esses remédios. 

Junto do encontro, é também destaque essa nova medicação, que representa uma revolução na medicina e têm sido fundamentais para o controle da psoríase grave. 

“A interação entre diferentes especialidades médicas, como dermatologia e reumatologia, é fundamental para oferecer um tratamento abrangente e multidisciplinar aos pacientes com psoríase, que muitas vezes enfrentam desafios tanto na pele quanto nas articulações”, destaca Rosa.

Ano passado, a primeira edição do encontro foi o segundo evento sobre esse tipo de caso na história do interior, tendo sido realizado anteriormente em Passo Fundo. O evento marca um importante passo no pioneirismo da UCPel em oferecer tratamentos modernos e acessíveis para doenças dermatológicas graves, como a psoríase. Além disso, a equipe já planeja expandir esse modelo de evento para outras doenças dermatológicas no futuro, além de realizar treinamentos em UBS – Unidades Básicas de Saúde – para melhorar o diagnóstico e manejo dessas condições. 

 

 Redação Nátalli Bonow