
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou na noite desta quinta-feira (14) o lançamento do Vestibular de Medicina 2026. A atividade foi realizada no evento formativo do curso, que reúne semestralmente os docentes da medicina. No encontro, que marcou a abertura das inscrições do processo, seletivo foi apresentado o filme e as peças publicitárias que passam a fazer parte da campanha. Este é mais um passo importante na formação de profissionais da saúde comprometidos com a qualidade e a humanização do atendimento médico.
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de outubro no site. São disponibilizadas 173 vagas para a graduação presencial. A prova on-line síncrona ocorrerá no sábado, dia 1° de novembro de 2025.
O coordenador do curso, professor Cayo Lopes, celebra o início de mais uma importante etapa para a maior escola de medicina do Rio Grande do Sul. “O curso de Medicina tem mais de seis décadas e une tradição e tecnologia. Nossos alunos têm acesso a práticas assistenciais desde o início do curso, conhecendo o SUS por meio das seis unidades básicas de saúde próprias, que realizam mais de 270 mil atendimentos por ano”, destacou.
Qualidade no ensino
A UCPel tem a maior Escola de Medicina do Rio Grande do Sul. O curso de Medicina tem um projeto pedagógico inovador, que conta com uma tradição de mais de 60 anos, infraestrutura de apoio, hospital próprio, ambulatórios, unidades básicas de saúde, auditórios e salas especiais com a melhor tecnologia de apoio acadêmico.
O primeiro Hospital de Simulação (HSim) do RS também é da UCPel. A estrutura conta com 11 salas de simulação completa e três de habilidades, equipamentos e manequins disponíveis para o treinamento de estudantes, profissionais de saúde e fabricantes de artigos hospitalares. Localizado no Campus Saúde, o HSim é referência em ensino prático, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados e para a segurança de pacientes e alunos.
Tudo isso conduzido por uma equipe de aproximadamente 200 professores específicos da graduação, que colocam nossos alunos em contato com pacientes desde o primeiro ano.
A Universidade conquistou a nota 5, a máxima no processo de recredenciamento institucional realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O resultado comprova a excelência acadêmica, estrutural e de gestão da instituição, consolidando-se como referência no ensino superior do Estado.
Prova virtual
Como em anos anteriores, o processo ocorrerá de forma remota e síncrona, em etapa única. Através da plataforma on-line, o candidato que realizar o processo será monitorado e gravado pelo sistema, bem como, com acompanhamento por fiscais. A prova inicia pontualmente às 9h e poderá ser realizada em até três horas.
Serão 30 questões objetivas de múltipla escolha, divididas entre Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além de uma redação dissertativa, com temática atual.
Para participar da prova, a taxa de inscrição é de R$ 350,00, com pagamento até as 23h59 do dia 7 de outubro, por meio de boleto bancário, ou até o dia 14 de outubro, via PIX. O candidato que realizar o Teste de Compatibilidade, recebe o reembolso de parte de sua inscrição, no valor de R$ 100,00.
O teste é um momento em que os estudantes têm a oportunidade de verificar as condições de suas máquinas para acesso à prova. Além de ter maior segurança no momento da realização da prova, ainda garantem o cashback.
Redação: Lucas Pereira
Fotos: Leandro Lopes