A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) iniciou nessa semana a instalação do manequim de simulação de parto com alta fidelidade e complexidade no Hospital de Simulação (HSim), no Campus Saúde. A tecnologia realista é a primeira a ser instalada no Rio Grande do Sul, e estará à disposição dos alunos de todas as áreas da saúde da universidade nas próximas semanas.
A professora da Medicina da UCPel e coordenadora do HSim, Ana Moraes, destaca que o investimento representa um avanço importante para a formação de profissionais de saúde mais capacitados. “Isso cria uma gama muito ampla de cenários, fazendo com que o docente planeje situações, desde as mais simples às mais complexas, para uma melhor aprendizagem”, pontuou a docente.
“Assim, o acadêmico vivencia situações de maior ou de menor estresse e desenvolve a questão do atendimento e de seu aprendizado comportamental afetivo”, explicou Moraes sobre o equipamento, que proporciona segurança ao paciente e ao estudante.
Tecnologia de ponta
O equipamento possui anatomia e funcionalidades precisas para facilitar o treinamento obstétrico de manejo de parto. O manequim é desenvolvido pela Laerdal Medical, empresa norueguesa que desenvolve produtos e programas especializados para profissionais de saúde.
Gerardo Alfaro, representante da Laerdal Medical na América Latina, fez a montagem e a instalação do manequim. Ele destaca que o equipamento permite a simulação de diferentes cenários, desde partos normais até situações de emergência obstétrica, como hemorragias, por exemplo. “A simulação é importante para novos profissionais de saúde, e o treinamento em um ambiente controlado faz com que os alunos adquiram os conhecimentos necessários para aplicá-los em situações reais”, afirma.
Segundo Moraes, o manequim auxilia na intubação e na variação etária da paciente: “a gente consegue adaptar a manequim para um cenário de uma paciente com idade mais avançada, por exemplo, também permite simulações de crises convulsivas e de parada cardiorrespiratória”, complementou.
HSim
O equipamento será integrado às atividades do Hospital de Simulação da UCPel. O espaço é o primeiro Hospital de Simulação do estado e conta com 11 salas de simulação completa e três de habilidades, equipamentos e manequins disponíveis para o treinamento de estudantes, profissionais de saúde e fabricantes de artigos hospitalares. Localizado no Campus Saúde, o HSim é referência em ensino prático, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados e para a segurança de pacientes e alunos.
Fotos: Bruno Böhm