
O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e médico dermatologista Ralph Vighi da Rosa, foi selecionado para participar do International Psoriasis Council (IPC). O Conselho abriga diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de eventos com o foco em disseminar o conhecimento acerca do tratamento da Psoríase. Todos os anos, oito vagas são abertas para médicos do mundo todo participarem do Fellowship Program que, ao longo do ano, promove aulas, apresentações e outras atividades a respeito da doença.
Ralph da Rosa é o terceiro brasileiro a ser selecionado para o Programa e, neste ano, o único do país e da América Latina, ao lado dele estão médicos de países como Egito, Itália e Inglaterra. Além de participar das atividades desenvolvidas, os médicos também são incentivados a participarem de congressos internacionais, onde interagem com médicos e pesquisadores de vários países.
O professor da UCPel, que esteve em Conselho na Colômbia na primeira semana de abril, irá participar do Congresso Europeu no mês de setembro e também ficará um mês em Verona, na Itália, juntamente com o médico e mentor italiano Paolo Gisondi. Essas experiências, são promovidas pelo Programa, a fim de serem momentos de aprendizado aos médicos.
Ralph conta que se sente muito honrado com a oportunidade. “Eu estudo muito sobre a doença a muitos anos, desde a minha formação, cada vez mais posso me aprofundar e tratar melhor os pacientes, além de poder gerar conhecimento sobre a Psoríase, é um orgulho muito grande”, destaca.
O Dermatologista participou do Conselho Brasileiro de Psoríase em 2024, que junta os maiores nomes da doença no Brasil. Na Universidade, Ralph, em conjunto com a médica Joice Brião Gëbel, criou o Ambulatório de Pacientes com Psoríase Grave, único da metade Sul do Estado, e realizou dois treinamentos de Psoríase e Artrite Psoriásica no Campus da Saúde da UCPel. O médico também é preceptor do Serviço de Dermatologia da Santa Casa de Porto Alegre.
Redação Vanessa Ferro