O professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Rafael Olivé Leite, está à frente do blog internacional “The Thoughtful Intensivist” – que em português seria “O Intensivista Pensativo”, disponível na plataforma Substack. A proposta do blog é apresentar discussões sobre pesquisa em Medicina Intensiva.
O pano de fundo da discussão do blog é sempre a translação da plausibilidade biológica para a relevância clínica. “É um tema denso, que sem dúvida pode afugentar o aluno de graduação. Por isso, a ideia é apresentá-lo ao leitor com um teor leve e divertido, em um formato de crônica, para uma leitura mais agradável, ao contrário das comunicações científicas”, pontua Rafael.
As postagens do The Thoughtful Intensivist são sempre na primeira pessoa, como se fosse o fluxo do pensamento. Ao usar o humor, ou recorrendo a reminiscências ou críticas contundentes, o autor prende a atenção ao criar uma tensão com a formalidade do mundo científico. Neste cenário introduz discussões sobre desenho de pesquisa, fisiopatologia e plausibilidade biológica.
O blog foi lançado em fins de abril e tem tido boa aceitação. Nestes 4 meses tem 9 postagens que somam cerca de 5000 leituras em 56 países, estando 45% dos leitores nos Estados Unidos.
Olivé Leite relata que o blog não é um projeto formalizado na UCPel, porém a leitura dos textos pode despertar no aluno o interesse por discutir temas de Medicina Intensiva em particular, e em discutir pesquisa de uma forma mais ampla. Por isso, nos próximos meses o autor planeja envolver alunos de graduação e residência médica em um projeto de extensão.
Acesse: https://thethoughtfulintensivist.substack.com/
Redação Betânia Birehals