Medicina

18/08/2025

Na última sexta-feira, dia 15, O Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi sede da apresentação do Programa Mais Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) voltada para melhorar a atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A reunião de trabalho contou com a presença do prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS, Felipe Proenço, da Secretária Municipal de Saúde, Angela Victoria, de lideranças da UCPel e de parceiros prestadores de serviços do SUS.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a implementação do programa na cidade, com foco na formação de profissionais e na melhoria do atendimento especializado em saúde pública.

O Programa Mais Especialistas busca fortalecer a atuação de médicos em áreas como ginecologia e pediatria, por exemplo, especialmente em regiões com carência de profissionais. A UCPel será uma das instituições formadoras e parceiras na execução da política pública.

“Nós somos um grandes parceiros da SMS na oferta de serviços especializados. Foi uma honra sediar esse encontro aqui na nossa universidade”, concluiu Patrícia Guerreiro, diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCPel.

Método Pioneiro

Além da apresentação do programa, o secretário do MS anunciou que irá disponibilizar exames com tecnologia PCR para o rastreamento do câncer do colo do útero, que substitui o papanicolau. Pelotas é uma das 12 cidades brasileiras com a tecnologia. As testagenhs serão realizadas na UBS Guabiroba. A próxima unidade a contar com o exame será a Py Crespo, administrada pela UCPel.