
Na última quarta-feira (20), professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) apresentaram os resultados e andamento de projetos selecionados no Inova RS à equipe da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro foi no Campus Saúde da universidade. Além das apresentações, a equipe visitou o Hospital de Simulação (HSim) da UCPel, o primeiro do Rio Grande do Sul.
A professora do curso de Medicina e coordenadora do HSim, Ana Moraes, apresentou o Health UX Lab – Laboratório de Simulação, Usabilidade e Avaliação de Tecnologias para a Saúde, projeto selecionado em 2022. Já o projeto Inovare BioSim Lab – Laboratório de Engenharia Biomédica e Biomateriais foi abordado pelo professor do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, Everton Granemann Souza.
O coordenador regional do Inova RS, Artur Gibbon, entende que o pioneirismo da UCPel abrirá portas para o desenvolvimento da Zona Sul. “Não temos, em qualquer outro lugar do estado, uma tecnologia tão aplicada quanto a da UCPel. A consolidação de Pelotas como polo de desenvolvimento para a saúde, passa pela maior Escola de Medicina do Rio Grande do Sul, que é a UCPel”, celebra.
Saiba mais:
Laboratório de Usabilidade: UCPel apresenta relatório à Lifemed
Projeto da UCPel recebe subsídio de R$1 milhão em edital do Estado
Usabilidade pensando no usuário
O Health UX Lab – Laboratório de Simulação, Usabilidade e Avaliação de Tecnologias tem por objetivo a testagem de equipamentos eletromédicos conforme as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em parceria com a empresa pelotense Lifemed, a UCPel fez os testes do equipamento UroLife, um monitor de diurese.
Os testes iniciais do equipamento foram realizados no Laboratório de Simulação (SIMLAB), em colaboração com o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A partir de 2025, com o início das operações do HSim — o primeiro hospital de simulação do Rio Grande do Sul —, o equipamento passou a ser testado em um ambiente ainda mais especializado. Desde o início, o projeto contou com a supervisão de docentes e laboratoristas da UCPel, além da participação ativa de estudantes.
A professora Ana Moraes, que coordena também o Health UX Lab, entende que a testagem, além da diminuição de custos para as empresas que produzem os equipamentos, pensa, primeiramente, no usuário. “A usabilidade permite a diminuição de custos e aumenta a credibilidade e segurança dos produtos. Seguiremos oferecendo esse trabalho a outras empresas da região, consolidando a UCPel como referência em usabilidade, pesquisa e simulação”, conclui.
Espaço para soluções inovadoras
Além do laboratório de usabilidade, a UCPel desenvolve o Inovare BioSim Lab – Laboratório de Engenharia Biomédica e Biomateriais, um centro de pesquisa de excelência dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde. Com uma abordagem interdisciplinar, o laboratório foca na criação e aprimoramento de biomateriais e dispositivos médicos, oferecendo contribuições significativas para o avanço da engenharia biomédica.
O projeto conta com quatro ambientes, sendo um de fotônica e biomateriais, para trabalhar com a manipulação e desinfecção por ultravioleta; outro de prototipagem e manufatura aditiva, para o desenvolvimento de protótipos e impressão 3D; laboratório de microbiologia, espaço desenvolvido para ensaios microbiológicos; e engenharia biomédica, para controle de equipamentos médicos.
O espaço está sendo construído no Campus Saúde da UCPel. A previsão é de que seja inaugurado ainda neste trimestre. O professor Everton Granemann Souza, responsável pelo projeto, explica que os processos são longos, mas necessários para o aprimoramento e melhoria na saúde: “com essa testagem de equipamentos aqui em Pelotas, facilitamos o processo e prestamos serviços à indústria. Queremos aumentar as testagens e tornar a UCPel um ambiente integrado e de referência na ciência e tecnologia”, conclui.
Pioneirismo que gera impacto regional
O professor Fábio Castro Neves, coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, destacou que os projetos apresentados refletem o papel estratégico da universidade no fortalecimento da inovação e no desenvolvimento socioeconômico da Zona Sul. “A UCPel tem se posicionado como uma ponte entre o conhecimento acadêmico e as demandas reais da sociedade e da indústria. Projetos como o Health UX Lab e o Inovare BioSim Lab mostram que é possível inovar com impacto local”, afirmou.
Já Claudir Padia, Diretor Adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), elogiou o nível técnico e a maturidade das iniciativas. Segundo ele, a visita evidenciou que a UCPel está alinhada às diretrizes estratégicas do Inova RS. “Ficamos impressionados com a qualidade dos projetos e com a estrutura oferecida pela universidade. Sem dúvida, é um modelo de ecossistema que inspira outras regiões do estado”, concluiu.
Com o avanço das obras, testes e parcerias, a UCPel reafirma seu compromisso com a ciência aplicada e a inovação tecnológica, consolidando-se como uma instituição de referência em saúde, engenharia e impacto regional.
Redação: Lucas Pereira