
A pró-reitora acadêmica, Moema Chatkin, representou a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) na Jornada Internacional de Implementação da Medicina Genômica no Sistema de Saúde Pública do Chile nesta segunda-feira, dia 20. Ela estava acompanhada da professora Gabriele Ghislene, do curso de Medicina da UCPel. O evento foi realizado no Auditório da Universidad del Desarrollo, em Santiago, no Chile.
Voltado para profissionais e laboratoristas para análise genética, o evento abordou os avanços, desafios e oportunidades em medicina genômica.
Já nesta terça (21), a pró-reitora assinou uma carta de intenção entre a Universidad Mayor de Chile (UM) e a UCPel. A carta tem como princípio o estabelecimento de ações futuras de cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural. “Juntos, nós já delineamos ações para intercâmbio de alunos e professores. Nosso objetivo é o fortalecimento da internacionalização, da modernização e da qualificação dos currículos da graduação, da pós-graduação e das práticas pedagógicas”, destacou a pró-reitora.
O evento
Em sua participação na Jornada Internacional de Implementação da Medicina Genômica no Sistema de Saúde Pública do Chile, a professora Gabriele Ghislene destacou a relevância do evento e o pioneirismo da UCPel frente a esta ação: “o professor Ricardo [Fernandéz, organizador do evento] é egresso da UCPel e ele será professor visitante da nossa instituição. Juntos, iniciaremos uma colaboração científica para tratar da Medicina Genômica na Oncologia. Foi um evento muito importante para que estreitemos os nossos laços e possamos colaborar com a ciência”, evidenciou a professora.
A UCPel, como a maior escola de Medicina do Rio Grande do Sul e uma das melhores do Brasil, reafirma seu compromisso com a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios da medicina do futuro, sempre em sintonia com as novas demandas científicas e tecnológicas.