
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) mobiliza, a partir do dia 7 de julho, os acadêmicos para a Prova Nacional Docente (PND) e para os Exames Nacionais de Desempenho de Estudantes (Enade) e de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Mais de 340 formandos estão convocados para as provas, que ocorrerão entre outubro e novembro. Essas avaliações, promovidas pelo Ministério da Educação (MEC), são obrigatórias para os estudantes concluintes de cursos de graduação e condicionam a participação na colação de grau.
Daiane Dias, coordenadora do Setor de Avaliação e Regulação e da Comissão Própria de Avaliação, destacou a importancia do exame à universidade: ”os resultados do exame são analisados no processo de autoavaliação institucional da UCPel e contribuem para a busca da melhoria continua dos cursos e da instituição, possibilitando o aprimoramento permanentemente dos projetos pedagógicos, infraestrutura e docentes”, observou.
Ações de acolhida e incentivo
Com o objetivo de engajar os alunos e proporcionar um ambiente motivador, a universidade promoverá uma série de encontros preparatórios com dinâmicas de integração.
Na próxima segunda-feira, dia 7, a UCPel reúne os formandos do curso de Pedagogia – Licenciatura para o Start PND. A atividade será às 19h na sala 218C do Campus I, localizado na rua Gonçalves Chaves, 373.
Para os formandos em Medicina, que realizarão o Enamed, o evento será dia 10 de julho, a partir das 17h, no Auditório Dom Antônio Zattera, com entrada pela rua Três de Maio.
No dia 5 de agosto, a partir das 19h, será a recepção dos estudantes que realizarão o Enade. O encontro será no Auditório Dom Antônio Zattera e reunirá os formandos dos cursos de Direito, Psicologia, Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Financeira.
Excelência reconhecida
As ações fazem parte de um compromisso da UCPel com a jornada acadêmica de cada estudante. Em abril deste ano, a universidade conquistou a nota máxima (5) na avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação (MEC), resultado que comprova a excelência pedagógica, estrutural e de gestão da instituição. A avaliação reforça o protagonismo da UCPel como referência no ensino superior do Rio Grande do Sul e do Brasil.