A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), por meio do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, promove uma iniciativa inovadora para fortalecer o Controle Social na área da saúde. Sob a liderança do médico de família e coordenador Alexandre Moch e supervisão da professora e médica Luana Preuss, o programa lançou o Curso de Educação Continuada para Conselheiros de Saúde de Pelotas, que foi aprovado com a totalidade dos votos em plenária. 

O curso inicia na quinta-feira (21), e será conduzido de forma online ao longo de um ano, com encontros periódicos. A proposta é capacitar os conselheiros de saúde e a população em geral sobre o controle social, ampliando as discussões sobre saúde integral na comunidade. O curso será ministrado pelos próprios residentes, tendo como supervisores os docentes da UCPel. Todos que tiverem interesse em participar serão bem-vindos. 

Com uma vasta gama de temas, serão abordados desde a história do Sistema Único de Saúde (SUS), até o financiamento hospitalar. Além de capacitar os conselheiros de saúde, a iniciativa também visa preparar os residentes médicos para conduzir e estimular o controle social em suas futuras práticas como Médicos de Família e Comunidade. Ainda, os residentes devem participar da criação e manutenção dos Conselhos Locais de Saúde das suas UBS. 

Em 2023, o programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade introduziu estágios de vivência junto ao Controle Social na grade de formação dos médicos residentes, tendo participações ativas nas comissões técnicas e de finanças, além de atribuições para o planejamento e condução de eventos importantes, como a 13° Conferência Municipal de Saúde de Pelotas.

Com base nessas experiências, segundo Moch, ficou evidente a necessidade de fortalecer o Conselho Municipal de Saúde de Pelotas por meio da informação. Assim, foi desenvolvido o Curso de Educação Continuada para Conselheiros de Saúde de Pelotas. 

Desde que assumiu a coordenação do Programa, há dois anos, Moch tem como objetivo reconectar a formação de médicos com os princípios da especialidade, enfatizando a importância de fortalecer a base comunitária. Posteriormente, o programa tornou-se um dos únicos do país a ter uma cadeira junto ao Conselho Municipal de Saúde, atuando como entidade conselheira. 

“Nosso objetivo é qualificar os conselheiros e a população em geral sobre o que é e como se faz controle social por meio do conhecimento, valorizando a participação popular garantida na Lei federal 8142/90. Estamos muito entusiasmados com essa iniciativa, que representa um importante passo para fortalecer o Controle Social na saúde de Pelotas “, destaca o coordenador. 

Redação: Nátalli Nott Bonow