Vestibular Medicina UCPel 2025

Na sexta-feira e sábado (4 e 5), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC), realizará o I Congresso Pelotense de Medicina de Família e Comunidade. A abertura será na sexta, às 18h30, no Auditório Dom Antônio Zattera.

No sábado, às 10h, como atividade integrada ao Congresso, haverá a reunião da Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade. Momento em que os profissionais desta especialidade reúnem-se para discutir os desafios e perspectivas.

Também integrará o Congresso a WebConferência sobre “Novo Financiamento da APS e as perspectivas para o próximo Biênio”, com a participação do secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. A atividade será direcionada a professores do núcleo de saúde coletiva da UCPel e UFPel, além de médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade das duas instituições de ensino superior, e gestores da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas.

Para o coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UCPel, Alexandre Moch, a UCPel, além de sediar o evento, mostra para o país a qualidade do seu ensino médico e sua preocupação social por meio da Saúde Coletiva como eixo norteador do curso.

O Congresso tem como presidente discente a acadêmica de Medicina do 3º ano, Aryela François, que juntamente com os demais ligantes da LASC, em parceria com os Médicos Residentes em Medicina de Família e Comunidade, pensaram e organizaram cada detalhe.

O congresso contará com uma programação diversificada, incluindo mesas redondas com temáticas relevantes para a medicina de família e comunidade. Entre os destaques, estão:

Mesa 1 – A Medicina, A Família e A Comunidade

Procura abordar a formação em Medicina por meio do modelo biopsicossocial, rompendo os paradigmas da formação médico-centrada, além das nuances que envolvem a Abordagem Familiar e Comunitária no cuidado integral do paciente.

Mesa 2 – As residências de Medicina de Família e Comunidade do Sul do Rio Grande do Sul

Os coordenadores dos Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UCPel, UFPel e FURG irão abordar sobre os desafios e potencialidades da formação em Medicina de Família e Comunidade.

Mesa 3 – Atenção Domiciliar

Com a mudança na pirâmide etária, é notável a ampliação da necessidade de serviços e profissionais que contemplem o cuidado no domicílio. Esta mesa vai abordar as diversas possibilidades na Atenção Domiciliar.

Mesa 4 – Saúde Planetária

Vai sdiscutir as enchentes no Rio Grande do Sul, a seca história e as ueimadas que devastam o país, discutindo as implicações dos eventos climáticos na saúde da população, no cuidado na UBS e no ensino médico será o objetivo dessa mesa.

Além das mesas redondas, o congresso também contará com a Mostra Científica, onde mais de 40 trabalhos científicos serão apresentados, reforçando o papel da UCPel na produção de conhecimento sobre Medicina de Família e Comunidade.

Entre as atrações culturais, haverá a exposição de arte da acadêmica de Medicina Ariane Wilde e o lançamento do livro “Mundo Impossível” da médica Mayara Floss, uma referência mundial em Saúde Planetária.

Ainda, acontecerá a Mostra Científica do Congresso, com a submissão de mais de 40 trabalhos científicos, ficando evidente tudo o que a universidade realiza enquanto Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva na região.

Além das atividades teóricas, acontecerão as Oficinas Práticas sobre:

– Inserção de DIU na APS

– Realização de Procedimentos Ambulatoriais simples e complexos na APS.

– Produção Científica e Currículo Lattes.

A UCPel é a maior escola médica do Rio Grande do Sul e a Saúde Coletiva é um eixo norteador do curso. “Possuímos, enquanto universidade, a cogestão de seis Unidades Básicas de Saúde, e temos alunos e médicos residentes distribuídos em dez Unidades Básicas de Saúde de Pelotas, alcançando uma população adstrita de cerca de 80 mil pessoas. Nosso Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade é hoje o segundo maior programa do Estado, e um dos maiores do país. Estamos prestes a lançar o ano adicional em Gestão e Preceptoria”, destaca Moch.

Redação Betânia Bierhals