A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza, anualmente, a campanha Dezembro Laranja, que é o mês de prevenção do câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no país.
De acordo com a professora de Dermatologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Joice Göebel, este é um tipo de câncer prevenível, que com conscientização se consegue mudar os números. “Muitas vezes as pessoas menosprezam por ser só uma pinta, por ser só uma feridinha na pele, sem necessidade maior de procurar um médico para atendimento. Porém, pode ser muito além do poder mutilante local”, alerta.
O câncer de pele corresponde a 33% dos tipos de câncer no país, e pode causar a morte. “É potencialmente fatal se não diagnosticado a tempo. Porém, se diagnosticado e tratado em tempo hábil, é reversível”, declara Joice.
Na UCPel, serão realizadas atividades alusivas ao mês. No sábado (7), pela manhã, a Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderma) estará com ação para diagnóstico e tratamento de lesões suspeitas de câncer de pele, no Campus da Saúde. Podem participar pacientes das UBS da UCPel e demais serviços de saúde vinculados à universidade com lesões cutâneas suspeitas de câncer de pele. Na segunda-feira (9), o Curso de Biomedicina realiza o Dezembro Laranja – Prevenção ao câncer de pele. É uma atividade extensionista do curso, e tem como objetivo trazer informações e conscientização sobre o câncer de pele para os colaboradores da universidade. Para a aluna de Biomedicina, Maria Eduarda Iung, a Biomedicina desempenha um papel essencial na promoção, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, o que impacta diretamente a saúde da população.
Dicas
Use protetor solar diariamente
Escolha um protetor com FPS 30 ou superior e proteção contra raios UVA e U
Redação Marcela Santos