Na manhã desta segunda-feira, (4), o auditório Dom Antônio Zattera e os corredores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) se encheram de expectativa e entusiasmo ao receber seus novos estudantes do curso de Medicina. Com um evento especial de acolhida, a instituição, reconhecida como a maior escola médica do Rio Grande do Sul, abriu suas portas para 180 ingressantes ansiosos por embarcar nesta jornada de conhecimento e aprendizado.

O evento, teve a presença e falas da pró-reitora acadêmica, Moema Chatkin, e da pró-reitora administrativa, Magda Westermann, que saudaram e parabenizaram os recém-chegados. O coordenador do curso, Cayo Lopes, fez coro à fala das pró-reitoras, reforçando e transmitindo o empenho da UCPel em formar profissionais comprometidos e humanizados. Ao palco também subiram alguns professores, o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). Ainda, o capelão da universidade, padre Wilson Fernandes, abençoou o começo das atividades do ano letivo.

Para os novos estudantes, como Maria Victoria Pinto, a jornada que se inicia representa não apenas um passo em direção ao sonho de se tornar médica, mas também uma oportunidade de passar por experiências já vivenciadas na família. “Meu pai se formou aqui e sempre me incentivou a cursar Medicina na UCPel, sempre comentou que a estrutura era impecável”, afirmou Maria. “E hoje no primeiro dia pude constatar que é verdade”, a aluna havia recém conhecido ao laboratório de Morfologia da instituição e se mostrou encantada. “Ansiosa para conhecer todo o resto”, concluiu.

A empolgação e o contentamento eram visíveis também entre os familiares dos ingressantes — Serlei Pinto, mãe de Maria, se emocionou ao comentar sobre o futuro da filha. “Estamos muito felizes com a aprovação dela na UCPel”, expôs. “Praticamente toda nossa família estudou na instituição, sabemos que aqui ela vai ter um caminho brilhante”, disse. Serlei ainda ressaltou que a filha foi aprovada em cinco outras instituições de ensino, mas optou pela UCPel.

O tio de Maria, Antonio Pinto, também presente no evento, é egresso de Medicina da universidade e reiterou que a escolha da sobrinha foi acertada. “A UCPel é uma universidade com tradição, com profissionais incríveis e uma estrutura que favorece o aprendizado”, comentou o médico ao rememorar sua trajetória acadêmica.

A atividade da acolhida da Medicina UCPel se estendeu por todo o dia. Pela manhã, no Campus I, os ingressantes puderam conhecer alguns locais onde participarão de aulas e atuarão na prática. À tarde, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), UBS administradas pela universidade e também o Campus Dr. Franklin Olivé Leite foram apresentados aos futuros médicos.

Com a recepção calorosa e as palavras motivadoras dos professores e autoridades da UCPel, os novos alunos de Medicina iniciam esta fase com a certeza de que estão no lugar certo para construir uma carreira sólida e promissora.

Redação: Caroline Albaini