Chegou o momento que vocês tanto esperavam (e me cobravam diariamente no direct). Está aberto o vestibular para Medicina da UCPel!

A maior escola médica do Rio Grande do Sul disponibiliza 155 vagas para a graduação presencial. Segue a leitura comigo que eu vou te contar tudo que você precisa saber para concorrer a uma dessas vagas na Medicina UCPel.

Onde e como me inscrevo?

Você tem até o dia 7 de novembro para, no site do nosso vestibular, garantir a sua inscrição

Lembrando que elas são exclusivamente online! A taxa de inscrição é de R$350,00.

Onde e quando vai ser o vestibular?

Já tem data e local definido! Nada de ficar na angústia de saber em que campi vai ser, que horas vai começar, como você vai chegar lá. 

A prova é online e síncrona, você pode fazer na tranquilidade da sua casa. (calma que eu te conto tudo sobre a segurança do nosso vestibular em seguida) ⤵️

🗓️ Ela vai acontecer no dia 19 de novembro, um domingo, então já reserva aí na sua agenda, já avisa a Siri, a Alexa, o Google, os familiares e os amigos. Seu compromisso vai ser com a UCPel.

O link da prova vai ser disponibilizado no nosso portal de inscrições no dia 16 de novembro. Mas antes disso você vai receber informações sobre um teste de compatibilidade do seu computador para que tudo corra bem no dia 19. Segue a leitura que eu falo mais sobre isso abaixo.

Como vai funcionar essa prova?

No dia 19 vai rolar o seguinte: às 9h inicia a prova, ela acontece em etapa única e tem (até) três horas de duração. Já separa uma água (em recipiente transparente), você não vai poder sair da frente da câmera.

É luz, câmera e ação, hein. Câmera e microfone sempre ligados para não rolar uma desclassificação automática.

Isso, mesmo, futuro Mediciner, durante a prova os candidatos serão monitorados por fiscais e gravados pelo sistema. É a tecnologia tornando o vestibular de Medicina da UCPel muito seguro.

Já no começo é tecnológico! Para ingressar na prova você vai passar por identificação através da captura de imagem do seu documento com foto, captura de imagem do rosto e conferência dos dados de inscrição.

Essas etapas de verificação acontecem antes do começo da prova, portanto, preciso que você esteja já na frente do computador até, no máximo 8h45. O ingresso na sala virtual começa às 8h15. 

E vem comigo no próximo tópico para eu te explicar sobre o teste de compatibilidade do seu computador.

Teste de Compatibilidade do seu computador

Vamos lá, você vai precisar de um computador-computador, mesmo, desktop ou notebook. Não vai rolar de fazer em tablets nem no celular, tá? 👀 E eu preciso que você verifique algumas configurações do seu computador antes de tudo.

  • Você precisa ser Administrador do computador em que vai realizar a prova.
  • O sistema operacional precisa ser Windows 10 ou versão superiorl;
  • Navegador de Internet tem que ser ou Firefox ou Google Chrome (atualizados);
  • Recomenda-se pelo menos 500MB de HARD DISK/SSD (espaço livre) e 4GB de memória RAM para execução da prova;
  • A conexão de Internet de 10mbps (conexão mínima recomendada);
  • Teclado Português (Brasil ABNT ou ABNT 2);
  • Webcam ativa e com resolução mínima recomendada de 720 x 480 pixels;
  • Microfone ativo, a fim de que seja possível captar o som do ambiente de prova.

O sistema da prova online é compatível com o sistema operacional Windows, então não dá pra ser no iOS (Apple), nem no Linux ou em outros sistemas. 

Para saber se tá tudo certo, sem estresse, vamos oferecer diversas datas e horários para testes de compatibilidade. Nesses dias a nossa equipe vai estar prontíssima para te ajudar, confere aqui abaixo quando você pode fazer os testes.

Dias 6, 8 e 10/11/2023 (Segunda, Quarta e Sexta-feira): das 10h às 11h; das 15h às 16h e das 19h às 20h

Dias 7 e 9/11/2023 (Terça e Quinta-feira): das 10h às 11h e das 16h às 17h

Fica mais tranquilo assim, né? Sabendo com antecedência se tá tudo certo e como é o ambiente da prova.

“Tá, beleza, mas o que eu tenho que estudar, UCPel?” Desce o post aqui, meu bem, vou contar tudo no próximo tópico!

Alunos Medicina UCPel atuando no Hospital Universitário São Francisco de Paula
Antes, uma foto dos nossos alunos atuando no nosso hospital próprio pra você já ir se imaginando por aqui

O que cai na prova da Medicina?

Dia 19 de novembro, em etapa única, você terá de responder 30 questões objetivas de múltipla escolha sobre:

  • Língua Portuguesa; 
  • Literatura em Língua Portuguesa; 
  • Matemática;
  • Física;
  • Biologia;
  • Química; 
  • História;
  • Geografia; 
  • e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). 

Também conhecidas como: disciplinas do ensino médio!

Em seguida vamos te propor um tema da atualidade para que você produza uma dissertação de 350 a 500 palavras. Nessa redação você precisa se atentar a alguns critérios tais como: expressão linguística; estrutura e qualidade discursiva. 

Ah, e a redação é em língua portuguesa, tá, meu anjo bilíngue formado em Grey’s Anatomy! 

E eu recebo quando a boa notícia de que vou estudar Medicina na UCPel?

“Fiz tudo, arrasei, me diz quando eu começo esse sonho”

Tanto o boletim de desempenho quanto a classificação do candidato poderão ser consultados no Portal de Inscrição, utilizando o seu número de CPF e data de nascimento para acesso à conta. Isso vai acontecer a partir das 16h do dia 29 de novembro, tá? (Mas eu sei que a ansiedade é grande e a vontade de ir no meu direct perguntar de novo o dia é maior ainda 😅)

O processo de matrícula vai ser liberado dia 30 de novembro e vai até 4 de dezembro no mesmo portal.

E aí é só correr pro abraço, seu futuro na Medicina vai ser belíssimo!

Conte-me mais sobre meu futuro curso!

Alunos Medicina UCPel atuando no Hospital Universitário São Francisco de Paula
Alunos Medicina UCPel nos corredores do nosso hospital, o Chico!

O curso de Medicina da UCPel é considerado a maior escola médica do Rio Grande do Sul!

Nosso eixo fundamental é a Saúde Coletiva, o curso possui hospital próprio (#iloveHUSFP) e administra seis Unidades Básicas de Saúde na cidade de Pelotas. 

Nosso Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
O nosso Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) vai ser parte importantíssima da sua graduação

Esses espaços são super importantes para o seu aprendizado porque te inserem, desde o começo da graduação, na Rede Pública de Saúde.

E a gente tem um super orgulho da nossa infraestrutura. Um exemplo é o Laboratório de Simulação Realística, espaço em que vocês conseguem treinar diferentes formas de atendimento em manequins de baixa, média e alta complexidade. 

Alunos Medicina UCPel em aula prática no SimLab
Alunos da Medicina UCPel no SimLab, o Laboratório de Simulação Realística

Os investimentos para que sejamos ainda melhores e maiores não param. 🚀 No nosso Campus Dr. Franklin Olivé Leite (também conhecido como Campus da Saúde), estamos promovendo ampliação e construindo novos prédios. (Temos conteúdo sobre essas obras nas nossas redes sociais).

Ao todo, o investimento no Campus, que deverá dobrar metragem de área construída, passa dos R$15 milhões.  Estamos fazendo tudo isso por vocês, futuros alunos. 

Obras no Campus da Saúde
Um pouco das obras no nosso Campus da Saúde

Resumão?

Medicina UCPel é o seu lugar! Garanta a sua inscrição até o dia 30 de outubro pelo site. São 155 vagas e a prova acontece de maneira online.

É importante que você faça o teste de compatibilidade para saber se o seu computador vai dar match com o nosso software da prova. Temos cinco dias e diversos horários para você realizar essa etapa.

A prova acontece dia 19 de novembro, às 9h, em ponto! Mas eu preciso de você online, com a câmera e o microfone ligados e o documento na mão, um pouco antes, lembra? Até 8h45.

Você estará sendo monitorado durante toda a prova, é para garantir que todos tenham as mesmas chances e condições de ingressar na Medicina UCPel.

Vai cair aquilo que você viu no Ensino Médio, sem surpresas nem pegadinhas. A prova dura 3h e tem uma redação também, não esqueça!

O boletim de resultado sai um tempo depois lá no portal e você vai poder realizar a matrícula ainda em novembro.

E é isso, vou te ver por aqui, né? Caminhando nos corredores rumo a uma carreira brilhante. Medicina UCPel tá no sangue, venha fazer parte da maior escola médica do Rio Grande do Sul. Vou finalizar com uma galeria de fotos dos nossos alunos atuando durante a graduação para te deixar com mais vontade ainda de estar por aqui.