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O conceito de humanização tem ganhado espaço no setor de saúde. E dentro dele, se destaca a medicina humanizada, que tem a proposta de um atendimento médico diferenciado, fortalecendo a relação direta com os pacientes.
Apesar de o assunto estar em alta, ainda são poucas as iniciativas reais para se colocar o atendimento humanizado na prática, em parte pela falta de conhecimento e também pelo medo de se arriscar demais e provocar perdas no rendimento de clínicas e hospitais.
É normal ter um pouco de receio no início, mas boas experiências já mostraram o sucesso dessa tendência. Neste post, explicamos o que é exatamente a medicina humanizada e quais as vantagens de implementá-la. Confira!
O que é medicina humanizada?
Ao procurar um serviço de saúde, um paciente pode estar aflito, inseguro e fragilizado pela suspeita de um problema. Essa situação só é agravada pela confirmação de um diagnóstico. Por isso, um atendimento médico de qualidade pode não ser o suficiente para proporcionar uma boa experiência na instituição.
Desde o momento em que entra na clínica ou hospital, faz toda a diferença o modo como uma pessoa é recebida, ouvida e orientada. Dessa forma, desde os funcionários da recepção até os médicos, é fundamental que o paciente tenha toda a ajuda possível, dando uma sensação de mais conforto e tranquilidade.
Nesse sentido, a medicina humanizada é uma proposta de atendimento médico diferenciada, que coloca as necessidades dos pacientes em primeiro lugar. Assim, não depende apenas dos médicos, mas de toda a equipe que interage com os pacientes.
A proposta de humanização da saúde começou a ser implementada no Brasil em 2000 pelo Ministério da Saúde, a partir de experiências bem-sucedidas no exterior. O objetivo era mudar a cultura no sistema de saúde, fazendo com que o paciente fosse o foco do atendimento — e não a doença.
Por que a medicina humanizada é importante?
A iniciativa da medicina humanizada pode até ter surgido no sistema público, porém, o privado também tem muito a ganhar com o conceito. Basta pensar na própria concorrência para se entenderem os motivos. Afinal, apenas um atendimento eficiente pode não ser o suficiente para que os pacientes recomendem uma clínica ou um profissional para outras pessoas.
Isso mesmo: a humanização é o grande diferencial para que o serviço seja lembrado e escolhido pelas pessoas. Elas vão se recordar sempre da atenção que receberam, do quanto suas reclamações foram ouvidas e se foram devidamente orientadas sobre o problema de saúde e a importância do tratamento e da medicação recomendada.
O fato é que todo mundo gosta de ser bem tratado. Isso serve para as relações pessoais, um restaurante, uma loja de carros ou uma clínica médica. A diferença é que, na saúde, as pessoas se encontram em um estado de muito mais fragilidade e incertezas. E esse atendimento humanizado pode ser uma forma de elas se sentirem mais acolhidas e confortadas em um momento difícil.
Quais são os benefícios do atendimento humanizado?
Implementar a medicina humanizada traz inúmeros benefícios para os profissionais, as instituições e os pacientes. A seguir, listamos os principais.
Melhoria da relação médico-paciente
A síndrome do jaleco branco já é reconhecida na área da saúde. Muitas pessoas ainda deixam de procurar um médico pelo medo de um diagnóstico ruim. Dessa forma, o atendimento é a chave para contornar essa situação. Com gentileza, atenção e uma boa conversa, o médico pode conseguir superar a ansiedade nos pacientes.
Aumento da eficácia do tratamento
Ora, uma das grandes dificuldades enfrentadas no meio médico é fazer com que o paciente siga o tratamento recomendado. Mas é bem mais provável uma pessoa seguir uma orientação se ela entender a importância disso — e o tratamento pode ser mais eficaz.
Elevação da confiança nos profissionais
Muito da não adesão a um tratamento vem da falta de confiança no médico. Isso pode ser superado se o profissional adotar uma postura mais acolhedora, respondendo aos questionamentos e superando as inseguranças dos pacientes.
Da mesma forma, ao confiar no médico, o natural é que a pessoa se sinta mais à vontade para tirar suas dúvidas e responder às perguntas dele. Essa troca é fundamental para um diagnóstico correto e um tratamento mais adequado.
Pacientes mais satisfeitos
Se os pacientes são bem tratados, com atenção para suas dúvidas e incertezas, naturalmente eles se sentirão mais satisfeitos. E isso é muito importante para garantir que eles sigam as orientações médicas, aumentando a eficácia do tratamento e para que recomendem o serviço a outras pessoas.
Melhoria da reputação dos profissionais
Por tudo que listamos acima, podemos dizer que a medicina humanizada contribui bastante para uma boa imagem dos médicos e das instituições de saúde. Inclusive, esse tem sido um grande diferencial competitivo atualmente, uma vez que as pessoas se sentem mais confortáveis em procurar um serviço que proporcione uma boa experiência, sobretudo em um momento mais difícil.
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Como colocar a medicina humanizada em prática?
Pelo que falamos até aqui, você já deve ter percebido que a boa comunicação, a gentileza e a escuta são algumas formas de aplicar a medicina humanizada. No entanto, a verdade é que não existe uma fórmula para colocar essa ideia na prática. Vai depender muito de diversos fatores, como a cultura local, o tipo de especialidade médica e, claro, do próprio paciente.
Afinal, não adianta tentar humanizar o atendimento sem entender que cada pessoa tem sentimentos e reage às situações de formas diferentes. Algumas pessoas ficam bem mais tranquilas ou falam muito pouco nas consultas, por exemplo. E isso não quer dizer que elas estejam menos aflitas.
A melhor forma de implementar o atendimento humanizado é tratar os pacientes de maneira individualizada, com presteza para entender quais são as necessidades de cada um. É perceber que as pessoas podem ter experiências diferentes diante de situações semelhantes e ter empatia e disponibilidade para ajudá-las da melhor forma possível.
A medicina humanizada pode ser a grande aposta para o médico conquistar mais pacientes e solidificar a relação com eles em clínicas e consultórios. Pense nisso!
Agora, queremos saber a sua opinião! Como acha que a medicina humanizada pode ser colocada em prática? Quais iniciativas podem ser adotadas no dia a dia do profissional? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!
A medicina humanizada é uma revolução no cuidado com os pacientes, promovendo confiança, eficácia no tratamento e satisfação. Ao personalizar o atendimento e priorizar a empatia, os profissionais fortalecem vínculos e proporcionam experiências de saúde significativas. Uma abordagem holística e sensível é essencial para transformar a prática médica e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Cordialmente,
Dr. Rodrigo Igansi
Cirurgião Geral em Maceió
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