carreira médica

A carreira médica é construída com muito estudo, dedicação e organização. Porém, não é tão simples lidar com isso tudo diante de uma rotina atarefada e das responsabilidades da profissão. Por isso, é importante entender que, para ser um médico bem-sucedido, algumas habilidades e competências precisam ser trabalhadas ainda na graduação.

O mercado de trabalho para médicos no Brasil acompanha, muitas vezes, o desenvolvimento de algumas regiões; por isso, a concentração desses profissionais é maior em capitais e no sudeste. Nesse contexto, os lugares mais afastados acabam tendo mais oportunidades de emprego, contudo, dependendo da especialidade, a quantidade de médicos também é muito solicitada nos grandes centros.

Ou seja, o mercado para a Medicina estará sempre em alta, pois os cuidados com a saúde são essenciais ao ser humano, independentemente de onde vivemos. Sendo assim, neste artigo separamos algumas dicas importantes para você ter sucesso na carreira médica e já começar a pensar em como colocá-las em ação. Boa leitura!

Alunos da UCPel atendem na UBS
Alunos da UCPel em atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

Tenha uma vida acadêmica ativa

Lembre-se: mesmo depois da graduação, os estudos não param. Aproveite o ambiente acadêmico para participar de eventos, como congressos, workshops, palestras e cursos. Apresente trabalhos, vá como ouvinte ou procure formas de ser monitor e trabalhar nesses espaços, um ótimo lugar para conhecer melhor a profissão e adquirir mais conhecimento!

Outra opção para manter a vida acadêmica ativa é a criação de grupos de estudos, em que os colegas se reúnem para ajudarem uns aos outros.

Converse com profissionais bem-sucedidos

Ainda no ritmo das interações com outros colegas e profissionais, aproveite para manter o contato com pessoas de todas as regiões do Brasil. Quando não for possível fazer isso pessoalmente, envie e-mail, conte sua história e suas perspectivas, mas, o mais importante, ouça o que esses médicos experientes têm para dizer!

Aproveite o período da residência

É comum bater um cansaço no período da residência, afinal, são anos de estudos para chegar até ela. Porém, esse não é um momento para desistir ou diminuir o ritmo, até porque falta pouco para sua carreira começar a trilhar um caminho. Na residência é quando você se especializa e se prepara para seguir em direção ao sucesso.

Tenha boa comunicação com seus pacientes

Como vimos, a comunicação é essencial para quem faz Medicina. Seja entre colegas, seja com seus pacientes, ela deve ser clara, objetiva e empática. Ou seja, coloque-se sempre no lugar do outro e trate-o como você gostaria de ser tratado.

A melhor “propaganda” de um médico ainda é boca a boca, por isso, quando você é atencioso e preciso, as pessoas tendem a indicá-lo aos amigos e familiares, no mínimo.

Adquira outros tipos de conhecimento

A gente sabe, é muita coisa para estudar a respeito da sua profissão, mas você também precisa ler sobre outras coisas, manter-se informado e sair um pouco da rotina. Isso é fundamental para manter a saúde mental em dia.

Você pode dedicar um tempo para aprender a cozinhar, por exemplo, assim como fazer cursos de pintura, ou seja, busque por conhecimentos fora da rotina, mas que sejam prazerosos, é claro!

Conheça mais sobre gestão de clínicas e consultórios

Muitos estudantes do curso de Medicina acreditam que nunca terão que lidar com algumas burocracias, mas logo a realidade mostra que não é bem assim. Nem sempre é viável contratar uma pessoa para lidar com essas questões, principalmente no início da carreira. Além disso, é importante que você saiba conferir o que está sendo feito em relação aos seus ganhos, não é mesmo?

Equilibre vida pessoal e profissional

Este é um ponto importante para se ter uma carreira médica bem-sucedida, já que, assim como a busca por outros tipos de conhecimento, o lazer e o descanso são essenciais para a saúde mental. É preciso ter uma vida fora dos hospitais e clínicas! Sabe aqueles amigos que você não encontra há anos? Aproveite os períodos de folga para colocar a conversa em dia, evitando falar, de preferência, sobre o hospital!

Atente aos detalhes

Cada detalhe pode dizer muito para quem precisa lidar com a saúde humana. Um médico que consegue reconhecer problemas em pequenas coisas é capaz de propor soluções com rapidez. Até mesmo a maneira como conversamos com nossos colegas de trabalho ou com nossos pacientes pode interferir em nossa carreira.

Seja atualizado

Uma das principais preocupações de várias áreas de atuação, nos últimos anos, é a velocidade com que a tecnologia tem evoluído. Não tem como evitarmos, é fato a necessidade de acompanhar essa evolução.

Para isso, ainda na faculdade, a inserção de aplicativos, robôs e outras ferramentas demonstram um avanço na Medicina; consequentemente, os profissionais devem se atualizar sobre o assunto.

Powered by Rock Convert

Encontre a faculdade certa

Não adianta ter todos os cuidados levantados até aqui se você não encontrar uma faculdade que realmente se preocupa com a sua carreira. Estudar na UCPel, por exemplo, traz benefícios que podem interferir diretamente no sucesso dos futuros médicos. Veja alguns dos principais diferenciais de fazer Medicina com a gente:

  • máximo de 20 alunos nas aulas práticas;
  • hospital próprio;
  • foco na área da saúde;
  • professores qualificados e experientes;
  • laboratórios para vivência médica;
  • atividades de extensão.
Hospital Universitário São Francisco de Paula
UCPel conta com Hospital Universitário próprio.

Assim como a futura profissão, a rotina do estudante de Medicina também é corrida, pois é necessário, desde o começo do curso, vivenciar esse dia a dia. Isso porque, quanto mais próximo da realidade da profissão, maiores as chances de criar um vínculo e garantir uma carreira médica bem-sucedida.

Quer saber mais sobre o que nós, da UCPel, podemos lhe oferecer? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *