Para manter o equilíbrio entre a vida acadêmica e a social, você precisa se organizar. Além disso, é necessário conhecer os benefícios oferecidos pela faculdade da sua escolha. A estabilidade entre a vida social e os estudos é uma maneira de evitar o isolamento e garantir que as necessidades básicas como ser humano sejam atingidas.
Confira algumas dicas para se preparar para a jornada universitária com equilíbrio!

FAÇA PLANO DE ESTUDOS

O planejamento é essencial para manter as atividades escolares em dia, principalmente para quem faz cursos que exigem horas de prática. Organize os seus dias de acordo com as necessidades da faculdade.

TENHA MOMENTOS DE DESCANSO

Mesmo com um bom plano de estudos, você pode acabar esquecendo dos momentos de descanso. Eles são indispensáveis para manter a saúde mental e a
física, então deixe um espaço para relaxar no dia a dia.

MONTE GRUPOS DE ESTUDOS

Participe de grupos de estudos. Assim como na escola básica e no cursinho, sempre tem aquele colega com mais facilidade em alguma disciplina, e no grupo fica fácil compartilhar esses conhecimentos.

APROVEITE A INFRAESTRUTURA DA FACULDADE

Você pode ter se perguntado: mas onde eu vou reunir a turma para o grupo de estudos? Essa é a hora de aproveitar os espaços da faculdade, como a biblioteca, as áreas de estudo ao ar livre etc.

GRAVE E ANOTE PARA ESTUDAR DEPOIS

Para estudar depois, o material disponível nem sempre é suficiente quando se tem uma dúvida pontual. Não deixe de fazer anotações durante as aulas e, sempre que possível, grave as explicações do professor.

CONHEÇA A IES EM QUE VOCÊ VAI ESTUDAR

Quando você conhece bem a Instituição de Ensino Superior (IES) em que vai estudar, fica mais fácil aproveitar todas as dicas anteriores e se adaptar ao ambiente universitário com eficácia e agilidade.