Sonha em ser médico? Então, siga a leitura e conheça o curso de Medicina da UCPel! Aqui na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) levamos a prática muito a sério. Por isso, o curso de Medicina possui um hospital próprio voltado à atuação do estudante, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A Universidade também administra seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), espaços em que o aluno começa a atuar no atendimento de saúde prestado à comunidade; participa de consultas; faz visitas domiciliares, discute casos com colegas e professores.

O curso de Medicina da UCPel é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Próximo a completar 60 anos, alia tradição na formação médica com a busca constante por inovação e utilização de novas tecnologias voltadas à saúde. Além da infraestrutura completa, a graduação da UCPel possui professor qualificados, com experiência em ensinar medicina ao mesmo tempo em que atendendo à comunidade. O currículo também foi totalmente reformulado.

Conheça neste vídeo um pouco mais sobre a rotina dos estudantes do curso de Medicina da UCPel. Saiba como foi a busca por uma graduação de qualidade e o que teve peso na escolha pela Universidade Católica de Pelotas.

Conheça como é o dia a dia do estudante na maior escola médica do estado

Diferenciais do curso de Medicina na UCPel

Desde o início do curso de Medicina na UCPel o estudante está inserido na comunidade, conhecendo e atuando nos serviços de saúde prestados nas áreas de atuação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Universidade. Portanto, o aluno aprende a trabalhar em equipes multidisciplinares.

Acadêmica da Medicina atende paciente em Unidade Básica de Saúde
Atendimento em Unidade Básica de Saúde

O curso ganhou nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), em uma escala com nota máxima de 5. Logo após a avaliação em 2017, a graduação também passou a contar com 180 novas vagas, tornando a UCPel a maior escola médica do Rio Grande do Sul. Entretanto, para manter a qualidade da formação e seus alunos, as turmas são divididas em módulos pequenos de no máximo 20 alunos. Em algumas atividades práticas esse número cai para 10 alunos, assistidos por dois professores ou mais.

:: Veja se você leva jeito para ser médico em nosso Quiz de Perfil

Laboratórios de aprendizado

Acadêmicos de Medicina atuam em Laboratório de Habilidades
Acadêmicos ganham experiência prática no Laboratório de Simulação Realística.

O curso de Medicina da UCPel também conta com espaços de aprendizados tecnológicos. Um deles é o Laboratório de Simulação Realística. Manequins informatizados e responsivos são utilizados no aprendizado do atendimento da Urgência e Emergência, ou seja, o laboratório é o espaço de treino às situações clínicas simuladas, muito próximas do que ocorre na realidade em um Pronto Socorro.

Outro laboratório que chama a atenção é o de anatomia. O tradicional espaço das faculdades de medicina, na UCPel ganhou novos ares com a aquisição da Mesa Sectra. O equipamento (considerado um grande tablet) é considerado o que tem de mais moderno no auxílio de visualizações de imagens diagnósticas para as ciências da saúde. Além desses dois novos espaço, o curso de Medicina conta ainda com laboratórios de Histologia, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Anatomia, Patologia Microscópica e Macroscópica, Embriologia e Habilidades e Simulação.

Maior laboratório

O Hospital Universitário São Francisco de Paula é considerado o maior laboratório de ensino da UCPel. O estudante tem acesso a todos os setores voltados à assistência à saúde e aprende atendendo a comunidade. Ao ingressar no internato, no quinto e no sexto ano, o aluno passa a integrar a equipe de trabalho do hospital e atua junto aos três níveis de atenção à saúde: prevenção, tratamento especializado e cirurgia e reabilitação.

Além dele, é no Campus da Saúde – Dr. Franklin Olivé Leite que ocorrem diversos tipo de atendimentos ambulatoriais. Da mesma forma, completa o cenário de atuação acadêmica a possibilidade de atuação nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), locais de reabilitação para pessoas que apresentam transtornos mentais. A UCPel atua no CAPS Escola e no CAPSI (Infantojuvenil).

Todos os locais em que são atendidos os pacientes, estão vinculados e prestam serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Titulação: Médico

Duração do Curso: 6 anos

Carga Horária: 7914 horas

Turno de Funcionamento: Integral

Conceito no MEC: 4

Quer entrar na UCPel?

Um comentário em “Conheça o curso de Medicina da UCPel

1. Oi, Meu Nome é danilo estava lendo o artigo de vocês sobre os vestibulares gostaria de saber um aluno poderia fazer mais de uma vez o vestibular como na primeira etapa ele meio que treinar antes ou só pode fazer uma vez ?