fbpx
Save the date

Pode até não parecer, mas o processo de escolha da universidade é muito importante. É após analisar questões como os aprendizados práticos e teóricos, a estrutura da instituição e tudo o que ela pode oferecer que a decisão tomada já começa a impactar na sua qualificação. Aliás, se tratando do seu sonho de ser um (a) médico (a) de sucesso, é fundamental estar preparado para as demandas atuais da profissão. Se seu desejo é atuar na área da saúde, confira com é estudar Medicina na UCPel.

estudar medicina na ucpel

Antes de mais nada, é importante lembrar que para ingressar na universidade é preciso estudar. Certamente você já deve estar se preparando para o vestibular não é mesmo? Mas se caso ainda estiver com aquela insegurança, faça nosso simulado e veja se você está pronto para se dar bem na prova.

Para que sua tomada de decisão seja fácil, neste post você vai conferir cada detalhe e oportunidade que a graduação de Medicina da Católica de Pelotas oferece.

🏢 Infraestrutura

Esse é o primeiro passo para escolher o local ideal para sua graduação. Aliás, a UCPel sabe muito bem disso. Aliás, os alunos tem a disposição mais de 80 salas de atendimento que possibilitam o contato médico/paciente.

Além disso, a universidade possui laboratórios tradicionais como o de fisiologia e morfologia, o acesso a tecnologia de ponta, como o Laboratório de Simulação Realística, a mesa digital, e a instrumentos como o Body Interact (com inúmeros casos clínicos que podem ser resolvidos virtualmente), que auxiliam na construção do raciocínio clínico.

E já que estamos falando sobre infraestrutura, além do Campus Saúde Doutor Franklin Olivé Leite que conta com uma estrutura totalmente voltada a área, a UCPel possui com Campus I. É nele que estão vários laboratórios, salas de aula e salas de estudos. Tem ainda a biblioteca, o Lounge e o Espaço Mundo, onde os estudantes podem se reunir para realizar atividades acadêmicas ou conversar com os colegas.

📕 Aprendizado teórico

Com quase 60 anos desde sua criação, o curso de Medicina da UCPel alia tradição e inovação, utilizando tecnologias voltadas a área da saúde. As disciplinas propostas têm como eixo central a saúde coletiva.

Além de conteúdo acadêmico atualizado com as recentes demandas da profissão, o corpo docente é composto por professores destacados e reconhecidos em suas áreas de atuação. Boa parte deles permanece com o trabalho em consultórios médicos, clínicas e hospitais. Essa integração do mercado de trabalho com o ensino promove a atualização constante de novas técnicas e métodos de aprendizagem.

Para uma formação a altura da complexidade da área da saúde na atualidade, a UCPel associa os conteúdos teóricos com atividades práticas.

👨‍⚕ Medicina na prática

Sem dúvida, você já deve ter se imaginado atuando como um médico de sucesso não é mesmo? Aliás, isso pode estar muito próximo de acontecer. Desde o início da graduação, os alunos da Católica de Pelotas tem a oportunidade de vivenciar sua futura profissão na prática.

Além do Campus Saúde, a UCPel está presente em outros locais. Atualmente atua na administração de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Enquanto realiza os atendimentos à comunidade, os estudantes se qualificam para atuar no campo que escolherem.

Quem pode falar um pouco melhor sobre isso é a Rafaela Machado. Aluna do 3º semestre de Medicina, ela conta que não teve dúvidas para escolher onde faria sua graduação.

Ah, retomando o item infraestrutura, você sabia que a UCPel possui um hospital próprio? A instituição que a Rafaela menciona no vídeo é o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Com o atendimento voltado prioritariamente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o HUSFP proporciona aos acadêmicos da universidade a inserção na Rede Pública de Saúde.

✅ Qualidade reconhecida

Há mais de 60 anos, a Universidade Católica de Pelotas tem formado grandes profissionais. E esse reconhecimento vem dos próprios alunos. A Renata Machado por exemplo escolheu a UCPel para fazer sua segunda graduação. Por ainda não saber qual especialização quer seguir, ela está aproveitando todas as oportunidades para descobrir com qual mais se identifica.

Assim como a Renata, você ainda não sabe o seu perfil na Medicina? Responda nosso Quiz e descubra!

😍 Estudar Medicina na UCPel

Com duração de seis anos, o curso de Medicina da Católica de Pelotas oferece aulas na modalidade presencial. Já no primeiro ano de graduação o aluno atua no atendimento à comunidade. Isso possibilita que ele conheça territórios e seus problemas. Além disso participa de consultas e faz visitas domiciliares.

Dando seguimento ao curso, no segundo ano o aluno irá conhecer a realidade do SUS frequentando o HUSFP e atendendo pacientes com supervisão. No sexto e sétimo semestre, os atendimentos começam a ser direcionados as necessidades materno infantil e de outros grupos específicos.

Já no quarto ano de graduação o acadêmico irá aprofundar os conhecimentos em administração pública hospitalar. Ele ainda terá uma melhor compreensão do Sistema Único de Saúde e as legislações sobre saúde. Próximo de se formar, o quinto e sexto ano são destinados a atuação em estágios totalmente voltados aos atendimentos médicos.

estudante de medicina ucpel

Não é por acaso que a graduação da Católica de Pelotas possui conceito 4 no Ministério da Educação. Além disso, a UCPel é a maior escola médica do Rio Grande do Sul.

💪 Veja como aproveitar ainda mais

Sem dúvidas já deu para perceber que ao estudar Medicina na UCPel não faltam opções para se tornar um bom profissional da área da saúde não é mesmo? Só que não para por aí! Após iniciar sua vida acadêmica, são diversas opções de projetos de extensão, Ligas e eventos para participar.

👨‍🎓 E depois de formado?

Para aprimorar ainda mais seus conhecimentos, a Católica de Pelotas possui residencia nas áreas de Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatologia e Pediatria.

Além disso, a universidade conta com Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento para aperfeiçoamento na área de pesquisa.

📌 Saiba como estudar Medicina na UCPel

Agora que você já descobriu qual a instituição ideal para tornar seu sonho realidade, confira como estudar na Católica de Pelotas. Primeiramente é importante destacar que para ingressar em Medicina na UCPel é necessário prestar a prova tradicional de vestibular. Aqueles que desejarem entrar pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) devem usar a nota do Enem. Todas as informações sobre o vestibular para Medicina você encontra aqui.

Certamente depois de todos esses exemplo você já sabe qual a instituição mais adequada para sua formação em Medicina. Venha para a UCPel!! 🔝🔝

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.